Estados Unidos preparam-se para enviar mísseis Patriot à Ucrânia

CNN Portugal , CF com Lusa
13 dez 2022, 22:51
Joe Biden (AP)

Mísseis permitirão reforçar os sistemas de defesa ucranianos - mas também podem implicar uma escalada do conflito

A administração de Joe Biden está a finalizar os planos de preparação para o envio de mísseis de defesa antiaéreos Patriot à Ucrânia. A notícia foi avançada em exclusivo pela CNN Internacional, citando fontes da Casa Branca que preferiram não se identificar.

O plano necessita ainda da aprovação do Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, bem como da assinatura do próprio Presidente Biden. No entanto, as mesmas fontes garantem que o envio dos mísseis deverá ser aprovado - e anunciado - ainda esta semana. Acrescentam, ainda, que os mísseis terão origem nas reservas do Pentágono e serão enviados por via marítima para outro país.  

Na segunda-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky voltou a pressionar os líderes ocidentais para o fornecimento de armamento mais sofisticado para as suas forças militares e em plena guerra com a Rússia. O envio da bateria de mísseis terra-ar Patriot permitirá reforçar os sistemas de defesa que o Ocidente tem fornecido à Ucrânia para contrariar os ataques aéreos russos, e poderá implicar uma escalada do conflito.

No decurso de uma videoconferência na segunda-feira, Zelensky disse à anfitriã Alemanha e a outros líderes do G7, as sete potências industriais ocidentais, que o seu país necessitava de mísseis de longo alcance, tanques modernos, artilharia e baterias de mísseis e outros sistemas de defesa antiaérea de alta tecnologia para conter os ataques russos, dirigidos a infraestruturas cruciais e que deixaram milhões de ucranianos sem eletricidade e água.

Os líderes da Casa Branca e o Pentágono têm considerado prioritário o envio à Ucrânia de sistemas de defesa aérea adicionais, e os mísseis Patriot estavam a ser incluídos num novo pacote de armamento desde há algum tempo.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados