Turismo antecipa quebra de turistas norte-americanos com impacto de milhões

14 abr, 06:33
Taxas aeroportuárias

REVISTA DE IMPRENSA || A valorização do dólar, o receio de recessão nos EUA e a queda no índice de confiança dos consumidores americanos ameaçam o quarto maior mercado emissor de receitas turísticas em Portugal

O setor turístico português antecipa uma retração significativa na procura por parte dos turistas norte-americanos, motivada pela instabilidade gerada pelas políticas económicas e comerciais de Donald Trump.

Segundo o Diário de Notícias, a valorização do dólar, o receio de recessão nos EUA e a queda no índice de confiança dos consumidores americanos ameaçam o quarto maior mercado emissor de receitas turísticas em Portugal.

Só em 2024, os turistas dos EUA deixaram 2,9 mil milhões de euros, com uma média de mais de 200 euros gastos por dia.

A eventual quebra poderá ter efeitos em cadeia na hotelaria, restauração, transportes e comércio. A TAP, com 28,8% da quota das ligações EUA-Portugal, poderá ser forçada a reduzir oferta.

O setor apela à diversificação de mercados e à atuação rápida do Governo. Especialistas destacam o potencial de países como Canadá, Suíça ou Emirados como alternativas no segmento de luxo. 

Economia

Mais Economia
IOL Footer MIN