Trump confirma novo ataque a navio nas Caraíbas e sugere operações antidroga em terra

Agência Lusa , AM
6 out, 05:58
Donald Trump discursa na cerimónia fúnebre de Charlie Kirk (AP)

Presidente dos EUA advertiu ainda que, depois de os Estados Unidos não conseguirem encontrar traficantes de droga no mar, vão “ter de começar a procurar em terra"

Os Estados Unidos realizaram outro ataque contra uma embarcação que se deslocava nas Caraíbas, confirmou o Presidente norte-americano, sugerindo que Washington pode em breve transferir as operações antidroga do mar para terra.

No domingo, durante o discurso de celebração do 250.º aniversário da Marinha dos EUA, na Estação Naval de Norfolk, no estado da Virgínia, Donald Trump afirmou que os ataques a barcos de droga têm sido tão bem sucedidos que "já não há embarcações" nas Caraíbas.

"Nas últimas semanas, a Marinha tem apoiado a nossa missão de eliminar completamente os terroristas dos cartéis. Não encontrámos nenhum. Nem sequer barcos de pesca, já ninguém quer entrar na água", sublinhou.

No discurso, o dirigente norte-americano referiu-se ao mais recente ataque, que terá ocorrido no sábado à noite, sem dar pormenores. Questionado pelos jornalistas no regresso à Casa Branca, disse: “O meu pessoal dar-vos-á esses pormenores”.

Trump advertiu ainda que, depois de os Estados Unidos não conseguirem encontrar traficantes de droga no mar, vão “ter de começar a procurar em terra".

Na sexta-feira, o Pentágono comunicou mais uma incursão militar nas Caraíbas contra embarcações suspeitas de tráfico de droga, assinalando a quarta operação deste tipo desde o início de setembro.

“Cada um desses barcos é responsável pela morte de 25 mil norte-americanos e famílias, e quando se olha para isto deste ponto de vista, o que estamos a fazer é um ato de bondade”, comentou o Presidente perante as tropas.

Até ao momento, pelo menos 21 pessoas foram mortas nos ataques, de acordo com as autoridades norte-americanas.

E.U.A.

Mais E.U.A.