Estados Unidos suspendem emissão de vistos na Colômbia

Agência Lusa , AM - notícia atualizada às 7:55
27 jan 2025, 07:24
Marco Rubio

Decisão foi tomada em retaliação contra a decisão o Governo de Gustavo Petro de impedir a entrada de aviões militares norte–americanos que transportavam pessoas deportadas

Os Estados Unidos anunciaram a suspensão da emissão de vistos na Colômbia, em retaliação contra a decisão o Governo de Gustavo Petro de impedir a entrada de aviões militares norte-americanos que transportavam pessoas deportadas.

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, ordenou "a suspensão imediata da emissão de vistos na secção consular da Embaixada dos EUA em Bogotá", anunciou o Departamento de Estado em comunicado divulgado no domingo.

O Governo norte-americano justificou esta medida pela recusa do presidente colombiano, Gustavo Petro, em "aceitar dois voos de repatriamento que tinha autorizado anteriormente".

No entanto, poucas horas depois, a presidência dos Estados Unidos anunciou que a Colômbia aceitou as condições do presidente norte-americano, Donald Trump, para o repatriamento de migrantes ilegais e que, por isso, foram suspensas as sanções contra Bogotá.

"O Governo colombiano aceitou todas as condições do Presidente Trump, incluindo a aceitação irrestrita de todos os estrangeiros ilegais da Colômbia removidos dos Estados Unidos, incluindo a bordo de aviões militares dos EUA, sem limitação ou atraso", disse a Casa Branca, numa declaração divulgada no domingo à noite.

Horas antes, Trump tinha anunciado que iria aplicar tarifas, restrições de vistos e outras medidas contra a Colômbia, após Bogotá ter impedido a entrada de aviões militares norte–americanos que transportavam pessoas deportadas.

Entre as medidas retaliatórias estava a aplicação de tarifas de emergência de 25% sobre todos os produtos que entram nos Estados Unidos oriundos da Colômbia, que seriam elevadas para 50% dentro de uma semana.

"Com base neste acordo, as tarifas e sanções anteriormente redigidas serão suspensas e não serão implementadas, a menos que a Colômbia não cumpra o acordo", acrescentou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.

A Colômbia impediu a entrada de aviões militares dos Estados Unidos da América que transportavam pessoas deportadas, com Petro a explicar na rede social X que sempre aceitaram receber deportados, mas nunca vai aceitar que tal aconteça em voos militares e com as pessoas algemadas.

E.U.A.

Mais E.U.A.