Israel e EUA testam "com êxito" sistema antimísseis Arrow 3

Agência Lusa , NM
18 jan 2022, 11:08
Missil

Escudos antibalísticos são considerados essenciais para o sistema de defesa antiaérea israelita

O ministério da Defesa de Israel e a Agência de Defesa de Mísseis dos Estados Unidos (MDA) testaram esta terça-feira "com êxito" o sistema de defesa Arrow 3, concebido para intercetar projéteis fora da atmosfera.

O teste, coordenado pelo grupo estatal Indústrias Aeroespaciais Israelitas (IAI) decorreu em território israelita depois de os radares do escudo antibalístico terem detetado o objetivo, indicou um comunicado do porta-voz da Defesa de Israel. 

"Depois de cada passo efetuado no sentido do desenvolvimento do sistema, o Estado de Israel fica equipado com capacidades para se defender das ameaças existentes", disse o ministro da Defesa israelita, Beny Gantz.

O governante acrescentou que os sistemas de defesa do país conferem a Israel "liberdade para poder posicionar-se do ponto de vista estratégico".

O vice-almirante Jon Hill, diretor da MDA, disse que o organismo norte-americano "continua empenhado na ajuda ao governo de Israel no melhoramento da capacidade de defesa contra mísseis e contra as ameaças atuais e emergentes" na região.

Em 2020, os dois países realizaram um teste que intercetou mísseis no quadro de melhoramentos do sistema de defesa Arrow 2 sendo que em 2019 já tinha feito ensaios à versão avançada do Arrow 3 e que decorreram no Estado norte-americano do Alasca.

Os escudos antibalísticos são considerados essenciais para o sistema de defesa antiaérea israelita.  

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados