Nestas estações de comboio, comprar um bilhete dá acesso direto a uma viagem rumo ao destino mais procurado das férias: o dolce fair niente
Em Portugal, algumas estações de comboio estão a ser recuperadas e transformadas em alojamentos turísticos únicos, que atraem quem procura uma experiência de hospedagem diferente do habitual.
Além de manterem o caráter histórico das antigas estações de comboios, estes projetos aliam a nostalgia ferroviária ao conforto moderno, sendo ideais para quem procura passar uma semana de férias relaxante e viver uma experiência que, por certo, vai ficar na memória.
A antiga estação de comboios de Marvão-Beirã é um bom exemplo. “Atenção aos viajantes! Está a dar entrada na linha do Alentejo, uma viagem no tempo. Esta viagem acontece na Train Spot Guesthouse, alojada na histórica estação ferroviária de Marvão/Beirã, criada no século XIX e classificada como Património Arquitetónico”.
É assim que a Train Spot Guesthouse se apresenta aos visitantes no seu site oficial, onde é possível ficar a conhecer melhor o projeto. Localizada em Marvão, em pleno Alentejo, a estação foi alvo de uma transformação e recebe visitantes não de passagem, mas para ficar, à procura de uma viagem diferente do habitual.
A guesthouse conseguiu preservar o charme da estação original, que está desativada, e são vários os quartos onde é possível dormir dentro do edifício principal da estação, desde quartos duplos com wc privativo a quartos familiares duplos com wc partilhado, aos apartamentos com dois quartos e uma cozinha.
Já no caso da Estação de Esmoriz, que ainda se mantém em funcionamento, os visitantes são convidados a ficar na Cork Train Station Guesthouse, uma casa de hóspedes onde se procurou preservar a essência de materiais de excelência, como a cortiça, que ajuda ao isolamento acústico do som dos comboios.
Com quatro quartos com wc privativo, os visitantes podem ter acesso a uma sala comum, bem como uma cozinha equipada onde podem partilhar experiências e dois dedos de conversa com outros visitantes.
O local é perfeito para passeios a pé ou de bicicleta já que tem por perto os Passadiços de Esmoriz, um percurso de 8 km inserido numa paisagem natural e que convida ao relaxamento.