Polícia espanhola recupera espada pré-romana rara e valiosa que estava à venda na internet

CNN , MJC
25 nov, 15:40
A espada ibérica recuperada pela polícia
A espada ibérica recuperada pela polícia

Foram recuperados 202 artefactos arqueológicos que se encontravam ilegitimamente na posse de um cidadão residente na Andaluzia

PUB

Mais de 2 mil anos depois de ter sido empunhada pela última vez por um guerreiro, algures na Península Ibérica, uma espada rara e valiosa, que tinha sido roubada, foi recuperada pela polícia espanhola.

O artefacto pré-romano, uma falcata ou espada curva de dois gumes usada pelos ibéricos entre os séculos V e I a.C., foi apreendido juntamente com mais 202 outras peças arqueológicas depois de aparecer à venda num "conhecido site" na internet, anunciou a polícia. 

PUB

“Após vários esforços para confirmar a existência da peça arqueológica, determinar a sua localização e recuperá-la, os investigadores conseguiram encontrar a pessoa que a colocou à venda, que era um cidadão espanhol, residente na província de Jaén, na Andaluzia", lê-se no comunicado.

As autoridades consideram que a lâmina não danificada desta espada “aumentou significativamente o seu valor, uma vez que é muito raro encontrar exemplares nesta condição”.

Além disso, foram recuperadas dezenas de outras peças, incluindo pontas de flechas, jóias e fragmentos de cerâmica. A espada e os outros artefactos foram apreendidos e o homem foi preso sob suspeita de apropriação ilegítima e ofensa ao património histórico.

PUB
PUB
PUB

De acordo com o Museu Arqueológico Nacional da Espanha, as falcatas, que tanto serviam para cortar como para esfaquear, eram armas complexas, eficientes e funcionais, muitas vezes imbuídas de um valor simbólico de acordo com a riqueza e posição social dos seus proprietários. 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.

Europa

Mais Europa