Neymar defende Vinícius após alegado ataque racista na TV espanhola

16 set 2022, 17:29
Seleção brasileira (AP Photo/Silvia Izquierdo)

«Baila Vini Jr.», escreveu o craque do PSG, com o avançado do Real Madrid a reagir à mensagem de apoio

«Baila, Vini Jr.»

Foi desta forma que Neymar expressou o seu apoio ao seu companheiro de seleção Vinícius, que na última noite foi alvo de um ataque considerado racista no programa de TV espanhol «El Chiringuito».

Pedro Bravo, o presidente da Associação de Agentes Espanhóis, usou a expressão «macaco» em referência ao avançado do Real Madrid – mais concretamente «hacer el mono», uma expressão em castelhano que terá o sentido de fazer macacadas ou palhaçadas.

«Vinícius tem de respeitar os adversários. Se quer dançar, que vá para o sambódromo no Brasil. Aqui, tem de respeitar os companheiros e deixar de “fazer macacadas” [“hacer el mono”]», afirmou o dirigente, ao criticar a forma como o jovem avançado de 22 anos celebra os golos.

Pedro Bravo tem sido acusado de racismo e xenofobia em relação a Vinícius, que entretanto respondeu ao tweet de Neymar.

Em resposta ao repto «baila, Vini Jr.», o avançado do Real Madrid publicou uma foto a dançar com o companheiro de seleção e a devida resposta: «Sempre.»

Entretanto, também o «Rei» Pelé reagiu à polémica com uma mensagem de apoio:  «O futebol é alegria. É uma dança. É uma verdadeira festa. Apesar de que o racismo ainda exista, não permitiremos que isso nos impeça de continuar a sorrir. E nós continuaremos combatendo o racismo desta forma: lutando pelo nosso direito de sermos felizes.»

Por sua vez, o colega de equipa no Real Madrid, Éder Militão, também se solidarizou publicamente. «Meu irmão, comemorar golos é um direito seu e nenhum comentário racista vai tirar-te isso. Conta comigo! E que venham mais e mais vitórias por aí. No futebol e fora dele, sempre com respeito máximo a cada um de nós», escreveu no Twitter o ex-FC Porto.

Relacionados

Brasil

Mais Brasil

Mais Lidas

Patrocinados