Triunfo caseiro valeu invasão de campo. A última vaga vai ser decidida entre quatro emblemas. Georgiano celebra antes de rumar ao Sporting
Uma semana depois de garantir o regresso à La Liga, o Levante conquistou a II Liga, ao vencer na receção ao Eibar (9.º), por 1-0. Ao cabo de 42 jornadas, o emblema valenciano totalizou 79 pontos, dois de vantagem sobre o Elche (2.º).
Assim, o Levante conquistou a II Liga pela quarta vez, depois de 1940, 2004 e 2017. E terminou o ciclo de ausência da La Liga, que durava desde 2022.
Também neste domingo, o Elche garantiu a segunda vaga, ao golear o Deportivo, na Corunha (4-0). Assim, depois da despromoção em 2023, está selado o regresso ao convívio dos grandes.
Por sua vez, o Depor – que esta época regressou à II Liga – estacionou no 15.º lugar, garantindo a manutenção.
Nos lugares de play-off de promoção terminaram Oviedo, Mirandés, Racing Santander e Almería. Por isso, as meias-finais – disputadas a dois jogos – vão opor Almería a Oviedo, e Mirandés a Racing.
Quanto à despromoção, Cartagena, Racing Ferrol, Tenerife e Eldense caíram. O primeiro emblema acima destes lugares foi o Zaragoza (18.º), enquanto o Málaga foi 16.º.
Outros resultados.
Cartagena 1-3 Mirandés
Almería 2-0 Tenerife
Huesca 3-2 Eldense
Racing 2-1 Granada
Oviedo 2-1 Cádiz