Justiça aplicou a sanção ao ex-presidente da Federação Espanhola pelo beijo não consentido à atleta durante o Mundial de 2023 de futebol feminino
A justiça espanhola condenou Luis Rubiales a uma multa de 10.800 euros pelo beijo não consentido a Jenni Hermoso, durante o Campeonato do Mundo de 2023 de futebol feminino.
O tribunal de recurso da Audiência Nacional considerou «correta» a qualificação dos factos como «agressão sexual» e confirmou que não houve consentimento da atleta. Além disso, foram rejeitados os restantes recursos interpostos pelo Ministério Público, que denunciava a «parcialidade» do juiz e exigia um novo julgamento.
Recorde-se que em causa estava o beijo dado por Rubiales a Jenni Hermoso, durante a entrega de medalhas da prova, a 20 de agosto de 2023. O antigo dirigente alegou sempre tratar-se de um «pequeno beijo consentido», num ato de «falso feminismo», sendo que se demitiu duas semanas depois do episódio.
Luis Rubiales está também impedido de se aproximar de Jenni Hermoso num raio inferior a 200 metros, assim como a proibição de comunicar com a mesma durante um ano.