Após oito anos em fuga, o português que liderou o “Gangue das Picaretas” foi capturado em Salamanca

18 jan 2022, 12:12
Polícia Judiciária

Cidadão português foi o autor de vários assaltos violentos, com recurso a arma de fogo, a carrinhas de transporte de valores. Os factos remontam aos anos de 2006 e 2007

Foi detido em Espanha o cabecilha do denominado “Gangue das Picaretas”, responsável por vários crimes violentos nas zonas de Guimarães, Paredes, Felgueiras e Cabeceiras de Basto.

Através de comunicado, a Polícia Judiciária explica que o agora detido, 41 anos, encontrava-se em fuga desde 2013, quando foi colocado em liberdade por ter esgotado o prazo de prisão preventiva.

O cidadão português foi o autor de vários roubos, com recurso a arma de fogo, a carrinhas de transporte de valores. Os factos remontam aos anos de 2006 e 2007, em que um grupo de cinco indivíduos protagonizou, pelo menos, 14 assaltos a carrinhas de transporte de valores, com o uso de armas de fogo de grande calibre e picaretas, com que partiam os vidros à prova de bala das viaturas.

O homem foi localizado pela polícia espanhola, em Salamanca, com documentos de identificação falsos. Acabou por ser capturado no âmbito de um Mandado de Detenção Europeu, na sequência de uma investigação já concluída, que correu termos na Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, e em articulação com a Unidade de Cooperação Internacional (Unidade Nacional Europol) e com as Autoridades Espanholas.

O líder do “Gangue das Picaretas” foi condenado a penas de três e de 12 anos de prisão efetiva e vai ser presente ao Tribunal - Audiência Nacional, em Madrid, tendo em vista a sua extradição para Portugal, para cumprimento de pena. Em causa estão dois processos, em que foi considerado culpado dos crimes de associação criminosa, roubo agravado e detenção de arma ilegal.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados