Fuga de dióxido de carbono em central nuclear da Catalunha faz um morto

24 nov 2021, 21:33
Central Nuclear de Ascó

Três pessoas ficaram feridas após uma falha no sistema de prevenção de incêndios

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas após uma fuga de dióxido de carbono (CO2) na central nuclear de Ascó, na Catalunha, Espanha, informaram, nesta quarta-feira, os serviços de emergência regionais.

De acordo com a conta dos Bombeiros da Catalunha no Twitter, o incidente ocorreu devido a uma falha no sistema de prevenção de incêndios, que não está conectado a qualquer material radioativo.

 

 

Os bombeiros, conjuntamente com os funcionários da central de Ascó, verificaram o desempenho técnico do local, avançando que não foram registados erros a este nível.

A central está localizada na província de Tarragona e, juntamente com a vizinha central de Vandelós, produz cerca de 50% da eletricidade consumida na Catalunha.

Os bombeiros enviaram sete equipas e um veículo de risco químico para o local, após terem recebido o alerta às 19:00 horas. Numa atualização nas redes sociais, os bombeiros adiantaram que o perímetro estava seguro e que se preparavam para abandonar a central.

O incidente ocorre depois de, em agosto deste ano, a central de Vandellós ter sofrido uma anomalia num transmissor de pressão, descrito pelo Conselho de Segurança Nuclear de Espanha como um evento de nível 1 na na Escala Internacional de Eventos Nucleares e Radiológicos.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados