Fazer pequenas pausas a meio do dia pode aumentar o seu bem-estar, mas apenas se fizer este tipo de atividades

CNN , Megan Marples
31 ago, 22:30
Saude mental

Pausas curtas são valiosas tanto para os trabalhadores como para as organizações, dizem especialistas. Mas tudo depende do tipo de atividade em causa.

As micropausas podem ser benéficas para alguns tipos de trabalho mas não para outros, dizem especialistas.

Comer um lanche, dar um passeio ou folhear redes sociais: independentemente da forma como se gastam, fazer pequenas pausas de 10 minutos ou menos durante o trabalho pode aumentar o vigor e diminuir a fadiga, de acordo com uma meta-análise publicada na quarta-feira na revista Plos One.

Os investigadores examinaram 22 estudos dos últimos 30 anos e determinaram pequenas pausas como forma de melhorar o bem-estar dos trabalhadores, o que definiram como sendo ter energia para completar tarefas até ao final do dia de trabalho sem se esgotarem, explicou a autora do estudo, Irina Macsinga, professora associada no departamento de psicologia da Universidade Ocidental de Timișoara, na Roménia.

As pausas durante o dia de trabalho são muitas vezes vistas como sendo manifestações de um trabalhador preguiçoso ou improdutivo, o que pode fazer com que as pessoas se sintam culpadas por fazê-las, disse Macsinga. O ojectivo do seu relatório era o de provar que as pausas curtas são valiosas tanto para os trabalhadores como para as organizações.

"Parecia bastante pouco intuitivo ter uma semana completa e esperar pelo fim-de-semana só para se sentir melhor, ou ter um dia difícil no escritório e contar as horas até à noite", disse.

O tipo de trabalho é importante

Os estudos incluídos na análise analisaram a forma como pausas de 10 minutos ou menos tiveram impacto quer nos estudantes num ambiente de laboratório, quer nos empregados num ambiente de trabalho, e tiveram origem nos Estados Unidos, Holanda, China, Áustria, Alemanha, Austrália, Brasil e Japão.

As micro pausas pareciam afetar apenas positivamente os trabalhadores que faziam certos tipos de tarefas.

Os participantes no estudo envolvidos em trabalhos de rotina ou criativos beneficiaram de fazer pequenos intervalos, de acordo com o relatório.

Tarefas de rotina são atividades realizadas com um elevado nível de automatização e não exigem que uma pessoa utilize toda a sua capacidade cerebral. Isto pode levar a mente a vaguear para outros trabalhos ou tarefas não relacionadas com o trabalho, aumentando as hipóteses de erro, anotou a análise.

De acordo com o relatório, uma pausa pode diminuir o risco de erros e recentrar a atenção do trabalhador no trabalho em questão.

As tarefas criativas exigem que uma pessoa procure informações no seu cérebro que sejam relevantes para o que se está a fazer, enquanto suprime ideias não relacionadas com o tema, de acordo com a análise. Pequenos intervalos permitem ao trabalhador concentrar-se numa atividade diferente daquela em que está a trabalhar, que pode aumentar a flexibilidade e melhorar o desempenho criativo.

No entanto, tarefas cognitivamente exigentes - trabalhos que requeiram um elevado nível e quantidade de poder cerebral - não demonstraram uma melhoria significativa do desempenho com micropausas, de acordo com a análise.

Os estudos revelaram que, para as pessoas nessas situações, uma breve pausa poderá reabastecer o vigor, mas não reabastecer totalmente os recursos mentais necessários para completar a tarefa.

Nem todas as pausas são criadas de forma igual

As atividades de recuperação que não estavam relacionadas com o trabalho mostraram níveis mais elevados de melhoria emocional em comparação com as pausas relacionadas com o trabalho, de acordo com a análise.

As atividades não relacionadas com o trabalho poderiam incluir exercício físico, como caminhar, que os investigadores descobriram estar associado a uma diminuição da fadiga e a um aumento das emoções positivas. A visualização de um pequeno vídeo foi associada a uma melhor recuperação e desempenho, de acordo com a análise.

Micropausas relacionadas com o trabalho, como verificar o correio eletrónico ou ajudar um colega, foram associados à diminuição da qualidade e bem-estar do sono, bem como ao aumento do humor negativo, anota ainda o relatório.

O que quer que os trabalhadores decidam fazer na sua pausa, deve ser algo que lhes agrade, disse Emily Hunter, professora e chefe de departamento na Escola de Negócios Hankamer da Universidade de Baylor, em Waco, Texas. Hunter não esteve envolvida no estudo.

Na sua investigação, encontrou pessoas que participaram em atividades que preferiam durante os intervalos estavam associadas a um elevado nível de recuperação após a pausa.

Com que frequência se deve fazer uma micropausa?

A análise não examinou com que frequência as pessoas deveriam fazer uma pausa, mas Macsinga recomendou aos trabalhadores que as tenham com a frequência que fosse necessária.

"Se fazemos uma pequena pausa quando sentimos necessidade, podemos notar que novas ideias começam a fluir facilmente de novo", disse ela.

A frequência das pausas necessárias pode depender do tipo de trabalho que uma pessoa faz, disse Hunter.

O trabalho fisicamente exigente terá necessidades de pausas diferentes do trabalho cognitivo, disse Hunter. As tarefas criativas podem também requerer pausas mais longas do que as actividades repetitivas, acrescentou.

Na sua pesquisa, Hunter descobriu que as pausas curtas, muitas vezes ao longo do dia, eram geralmente benéficas.

"Tal como precisamos de manter a água potável para nos mantermos hidratados, também precisamos de fazer pausas curtas e frequentes para nos mantermos concentrados", concluiu.

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