Quanto valem as notas de escudo que ainda tem em casa? Este é o último mês para trocá-las por euros

13 fev 2022, 08:30
Escudo: algumas notas ainda podem ser trocadas

O prazo acaba a 28 de fevereiro. Depois disso, as notas de escudo passam a ser uma de duas coisas: ou uma recordação ou uma oportunidade no mercado de colecionadores.

Não vale uma nota de escudo qualquer. Para conseguir trocá-las para euros, têm de ser da última série colocada em circulação, entre 1996 e 1997, alusiva aos Descobrimentos.

Tem agora cerca de duas semanas, até 28 de fevereiro, para conseguir que as notas que tem guardadas em casa valham dinheiro. Depois desta data, terão apenas valor afetivo ou no mercado de colecionadores, avisa o Banco de Portugal.

E quanto valem?

Exatamente o mesmo que quando o euro chegou a Portugal, há 20 anos. Porque se continua a aplicar a mesma taxa de câmbio: cada 200,482 escudos equivalem a um euro.

10 000 escudos = 49,88 euros (Infante D. Henrique)
5 000 escudos = 24,94 euros (Vasco da Gama)
2 000 escudos = 9,98 euros (Bartolomeu Dias)
1 000 escudos = 4,99 euros (Pedro Álvares Cabral)
500 escudos = 2,49 euros (João de Barros)

Onde posso trocar?

Pode fazê-lo numa das tesourarias do Banco de Portugal, em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Viseu, Ponta Delgada e Funchal.

Se não conseguir deslocar-se a uma destas delegações até à data limite, pode também enviar por correio. Neste caso, há regras que têm de ser cumpridas: as notas devem ser inseridas dentro de um envelope, com a indicação de que contém numerário. Este mesmo envelope deve seguir dentro de um outro, com dados como nome, número de identificação ou IBAN, para que lhe seja feita a transferência. Se enviar o endereço de email, receberá uma confirmação de que o pedido foi recebido e o número do processo.

As notas têm de estar inteiras?

Além das notas inteiras, pode entregar notas incompletas ou danificadas. Caso tenha diferentes fragmentos, estes devem poder formar uma nota completa quando juntos. Se a nota estiver incompleta, deve ter pelo menos 75% do total.

Ainda há muitas notas de escudo em circulação?

Vinte anos depois da chegada do euro a Portugal, a larga maioria das notas de escudo não chegou ao Banco de Portugal.

A 28 de fevereiro de 2002, quando os escudos deixaram de ser aceites em pagamentos no País, existiam 15,1 milhões de notas da série Descobrimentos por devolver. No último balanço, segundo o banco central, havia ainda 11,4 milhões guardadas pelos portugueses.

Ao todo, estas notas antigas valem 95 milhões de euros. E há uma preferida entre as guardadas: uma em cada três é de cinco mil escudos, o equivalente a quase 25 euros nos dias de hoje.

O euro entrou em Portugal a 1 de janeiro de 2002. Os portugueses tiveram depois um período de dois meses de transição para a moeda única.

Relacionados

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados