Mais 101 casos de Ómicron no Reino Unido. Número pode duplicar a cada dois ou três dias

7 dez 2021, 14:48
Covid-19 no Reino Unido

Governantes admitem maior transmissibilidade desta variante e não levantam restrições

O Reino Unido confirmou esta terça-feira mais 101 casos da variante Ómicron, elevando o total para 437.

Segundo a autoridade de saúde britânica, 72 novos casos da Ómicron foram registados em Inglaterra, 28 na Escócia e um no País de Gales.

Enquanto estes números eram atualizados, a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, está a falar sobre o tema no parlamento, referindo, segundo a BBC, que os dados da nova variante da covid-19 indicam que os números podem duplicar a cada dois ou três dias.

“A transmissão na comunidade está a tornar-se mais generalizada e possivelmente mais sustentada”, afirmou.

De acordo com a primeira-ministra escocesa, o índice de transmissibilidade (Rt) poderá mesmo passar o 2 (ou seja, uma pessoa infetada por esta nova variante poderá estar a passar, em média, o vírus a duas pessoas).

Daí que Sturgeon considere "inapropriado" levantar quaisquer restrições, sendo que até admite novas medidas, dado o "rápido desenvolvimento" da situação.

Já esta terça-feira, também o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu que os primeiros dados da Ómicron sugerem que esta é mais transmissível do que a Delta.

"O primeiro-ministro considera que é muito cedo para tirar conclusões sobre as características da Ómicron, mas que as primeiras indicações dão conta que é mais transmissível do que a Delta", afirmou um porta-voz, citado pela Reuters, após uma reunião de Boris Johnson com o seu governo.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados