Preço médio semanal da ERSE sobe esta semana 3% na gasolina e 2,6% no gasóleo

Agência Lusa , CE
3 jan 2023, 11:08
Corrida aos combustíveis (Lusa/Mário Cruz)

Após impostos, o preço fica nos 1,681 euros por litro para a gasolina 95 e nos 1,681 euros por litro para o gasóleo

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sobe esta semana 3% na gasolina e 2,6% no gasóleo, segundo um relatório divulgado esta terça-feira pelo regulador.

De acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da ERSE, para a semana de 2 a 8 de janeiro, o preço eficiente (preço médio semanal) antes de impostos é de 0,841 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,012 euros por litro para o gasóleo simples.

Após impostos, o preço fica nos 1,681 euros por litro para a gasolina 95 e nos 1,681 euros por litro para o gasóleo.

Segundo a ERSE, o preço médio semanal aumentou 3% face à semana anterior no caso da gasolina e 2,6% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +4,8% e do gasóleo simples em +2,7%, bem como devido à atualização do sobrecusto relativo à incorporação de biocombustíveis da gasolina 95 simples em +1% e do gasóleo simples em +2,8% e à atualização do valor relativo ao imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) da gasolina 95 simples em +3,2% e do gasóleo simples em +7,6%.

"Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 3,1 cent/l acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 4,5 cent/l, acima no caso do gasóleo simples", pode ler-se no relatório.

Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,8% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 2,7% acima do Preço Eficiente.

Ainda relativamente à semana anterior, a ERSE refere que, no que respeita aos preços com descontos, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), "a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -1,5% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples de -2,1%”.

A ERSE indica que, em termos absolutos, " estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -2,5 cent/l, e para o gasóleo simples, em -3,3 cent/l, abaixo dos respetivos Preços Eficientes".

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados