O que fazer quando uma pergunta de uma entrevista de emprego o deixa perplexo

CNN , Kathryn Vasel
8 jan 2023, 19:00
Emprego (Adobe Stock)

Está a meio de uma entrevista de emprego, fazem-lhe uma pergunta e fica sem saber como responder. Acontece.

Mesmo que se tenha preparado durante várias horas, pode surgir, de forma inesperada, uma pergunta que vai deixá-lo perplexo.

Contudo, não quer deixar que este contratempo estrague a sua entrevista. Veja como lidar com as perguntas difíceis e qual a forma como pode recuperar daquelas que o deixam mais atrapalhado:

Não tem a experiência sobre a qual perguntam

Quando se prepara para uma entrevista, deve ter uma série de histórias dos seus trabalhos anteriores que destaquem diferentes partes da sua carreira, do seu valor, bem como das suas experiências.

Os entrevistadores vão querer ouvir sobre a forma como lidou com os problemas, bem como com as situações difíceis nas funções que desempenhou anteriormente. No entanto, se não tiver essa experiência específica sobre a qual lhe perguntam, isso pode ser uma desvantagem para si.

É aqui que essas histórias que preparou entram em ação. Pense numa que se relacione com a pergunta e o pivô, disse Lia Garvin, autora de "Unstuck".

Ela sugeriu que diga algo como: "Eu não passei por essa situação exata, mas numa experiência semelhante onde surgiu esse problema XYZ, eis o que eu fiz." Ou: "Isso lembra-me uma situação semelhante em que não tínhamos uma restrição de recursos, mas tínhamos uma restrição orçamental. Então, foi isto que fiz."

Outra maneira de lidar com uma pergunta quando não tem nenhuma experiência diretamente relacionada com o que lhe perguntam é explicar como lidaria com isso.

Sara Skirboll, vice-presidente de comunicação da CareerBuilder, diz: "Certifique-se sempre que ressalta as suas competências e as de negociação, com base no que fez e no que pretende fazer no novo trabalho.”

Ela sugeriu dizer algo ao longo da entrevista como: "Eu não tive experiência nessa situação. No entanto, com os meus três anos como gerente de recursos humanos, posso dizer que se passasse por isso, seria desta maneira que eu lidaria com a situação.”

Não faz ideia de quantos balões podem caber na sala

Por vezes, os entrevistadores fazem perguntas que podem ser pouco convencionais. Mas, muitas vezes, o entrevistador está a prestar mais atenção à sua abordagem e na forma como resolveria o problema.

"Assim, mostra as suas competências em termos de resolução de problemas", disse Skirboll. Trata-se de especificar quais as perguntas e as informações de que precisaria, como iria recolher essa informação e a maneira como iria trabalhar através da sua abordagem, de maneira a chegar à resposta.

Se o desafiarem a resolver um problema matemático: quantos balões encheriam uma sala?, provavelmente, o entrevistador não está à espera que responda um número exato.

"As empresas de consultoria gostam de fazer esse tipo de perguntas para testar o quão logicamente o entrevistado pensa, a forma como abordaria algo totalmente novo e fora dos seus conhecimentos. Não há maneira de fugir do assunto", disse Marianne Ruggiero, fundadora e presidente da Optima Careers.

Ela disse para falar sobre a sua abordagem em voz alta. “Tentaria adivinhar as dimensões da sala, o espaço a ser preenchido e o tamanho médio dos balões. Iria pôr algumas outras pessoas na sala consigo e falaria sobre isso com eles", disse ela. "Não há resposta certa. Divirta-se e trabalhe com isso. Provavelmente, quem lhe fez a pergunta não faz ideia de qual será a resposta.”

Está apenas a tentar lembra-se de algo

Não há problema se demorar um minuto a pensar antes de responder a uma pergunta.

"O entrevistado pode dizer: “Essa é uma excelente pergunta. Deixe-me pensar um pouco sobre isso.” Olhe para cima e ao redor, de maneira a organizar os seus pensamentos.”

Também pode ganhar algum tempo se repetir a pergunta.

"Repita a pergunta ao gestor dos recursos humanos: ‘Deixe-me ver se entendo: está a perguntar XXXX?'", disse Skirboll. “Está a certificar-se de que entendeu bem o que perguntaram. Assim, pode pensar na sua resposta.”

No entanto, se falar muito, mas sem responder, de facto, à pergunta, isso atrai as atenções para si.

"É perfeitamente aceitável que as atenções estejam centradas em si ou que tente desviar o foco da pergunta", disse Ruggiero. "Isso faz com que o gestor de recursos humanos sinta que, se o entrevistado cometer um erro, este está ciente o suficiente para admitir que cometeu um erro e que vai corrigi-lo. Não gostaria de contratar uma pessoa que vai lidar assim com os erros?"

Se não se lembrar de nada, Garvin sugeriu voltar a esse tópico no final da entrevista. "Se não conseguir responder à pergunta, tente: ‘Não me recordo de nada de momento, mas gostaria de voltar a esse assunto.’”

Se lhe perguntarem para partilhar algo negativo sobre si

Por vezes, os entrevistadores tentam apanhar o entrevistado desprevenido. Assim, perguntam-lhe sobre algo com que a pessoa tenha lidado: a sua maior fraqueza, um desafio que tenha achado difícil de superar ou a forma como lidou com um colega com quem tenha sido difícil conviver.

"Gosto de tratar desta questão como uma oportunidade para partilhar uma história de superação", disse Garvin.

Ao partilhar uma história, não deixe de enfatizar o que aprendeu com a situação. Por exemplo, Garvin disse que um exemplo pode ser um projeto que tem sido adiado porque não informou as partes interessadas necessárias. Pode dizer: "Desde então, eu desenvolvi o processo XYZ para evitar que isso aconteça da próxima vez."

Lembra-se de uma resposta melhor a caminho de casa

Lembrar-se-á das melhores respostas depois de sair da entrevista. Contudo, se cometeu um erro ou não foi capaz de responder a uma pergunta, faça do seu “e-mail” de agradecimento uma maneira de voltar novamente a este tema.

Um “e-mail” de agradecimento, após a entrevista, deve expressar gratidão pelo tempo da pessoa, mas pode, de igual modo, incluir indícios que deem continuidade à pergunta para a qual pode querer fornecer mais informações.

Ruggiero sugeriu mencionar que, após ponderar melhor, quer adicionar algo mais à sua candidatura e mencionar outra história.

"Pode referir algo específico sobre o seu passado. Diga que isso se relaciona com esse comentário sobre o qual não teve a oportunidade de explicar na entrevista, como tinha planeado.”

*artigo originalmente inserido em junho de 2022

Relacionados

Negócios

Mais Negócios

Patrocinados