Há 25 anos que não sobravam tão poucas vagas para a segunda fase. Mas houve um distrito em que ficaram quase mil lugares por preencher

25 ago, 00:02
Livros numa biblioteca

Já são conhecidas as listas de colocados nas universidades e politécnicos do país. As matrículas arrancam já esta segunda-feira e prolongam-se até quinta-feira

Dos 58.301 candidatos ao Ensino Superior foram colocados 49.963 novos estudantes nas universidades e politécnicos portugueses, anunciou, este domingo, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Nesta primeira fase de concurso foram colocados mais 1,1% candidatos do que no ano passado.

No entanto, das 54.666 vagas colocadas a concurso, sobraram 4.996 vagas para a segunda fase de acesso, o número mais baixo desde 1999, segundo o comunicado enviado às redações. O Instituto Politécnico de Bragança é a instituição que fica com mais vagas sobrantes, 975. O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e Escola Superior de Enfermagem do Porto não ficaram com qualquer vaga para a segunda fase.

Veja aqui se entrou no Ensino Superior

A nível de áreas de estudo, não sobraram vagas em Informação e Jornalismo e em Serviços de Transporte. Já Engenharia e Técnicas Afins tem 1.702 vagas por preencher. Segundo a Tutela, regista-se, este ano letivo, o maior número de sempre de novos estudantes em cursos de medicina com 1.661 colocados.

Do total de candidatos, conseguiram colocação 85,7% e dos que que já garantiram acesso ao Ensino Superior, 56% foram colocados na sua primeira opção.

LEIA TAMBÉM: Mais médicos e professores no futuro? Colocações no Ensino Superior dão uma pista

Foram ainda colocados 1.655 estudantes beneficiários de escalão A de ação social escolar, "dos quais 1.178 estudantes através deste contingente prioritário", lê-se no comunicado, que adianta ainda que "foram colocados 8.040 estudantes nos cursos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), orientados para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em área STEAM (STEAM- Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), crescendo 5,5% face ao ano anterior e ocupando 90,2% das vagas disponibilizadas".

A candidatura para a segunda fase de acesso começa esta segunda-feira e prolonga-se até 4 de setembro.

As matrículas para quem ficou colocado nesta primeira fase de acesso ao Ensino Superior arrancam já esta segunda-feira e prolongam-se até quinta-feira.

VEJA AQUI SE ENTROU

Relacionados

Educação

Mais Educação

Patrocinados