Ensino superior: número de vagas para a segunda fase duplicou, são agora mais de 11 mil. Veja a lista

22 set 2022, 19:03
Instituto Superior Técnico

Este segundo período de candidaturas termina esta sexta-feira às 23:59, mas haverá ainda uma terceira fase de candidaturas entre 7 e 11 de outubro

A segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior vai ter 11.081 vagas, praticamente o dobro das 5.284 que haviam sobrado da primeira fase. Este aumento resulta da soma das vagas não preenchidas na primeira fase com os lugares deixados em aberto por alunos que entraram, mas nunca chegaram a matricular-se em nenhuma universidade ou politécnico.

O valor total de vagas disponíveis foi confirmado à TVI/CNN Portugal pelo próprio gabinete da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, que explica esta subida. Ela deve-se, de uma forma geral, aos alunos que garantiram uma vaga na primeira fase mas não chegaram a matricular-se . Acontece, por exemplo, com alunos que não foram colocados nas suas primeiras escolhas e decidiram recandidatar-se na segunda fase de acesso ou optaram por ingressar numa universidade privada.

A fase de candidaturas para esta segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior termina esta sexta-feira às 23:59, havendo ainda um terceiro período entre 7 e 11 de outubro. Este ano existe um total de 55.362 vagas para o ensino superior.

Esta são as 11.081 vagas disponíveis de acesso ao ensino superior:

Relacionados

Educação

Mais Educação

Patrocinados