Estas construções têm 8500 anos e foram descobertas agora

CNN , Jeevan Ravindran
5 mar 2022, 11:00
Descobertas Construções Mais Antigas nos Emirados Árabes Unidos, com 8500 anos

Nos Emirados Árabes Unidos, alguns arqueólogos descobriram as construções mais antigas do país, com pelo menos 8500 anos.

Têm mais de 500 anos do que as mais antigas descobertas anteriores, de acordo com um comunicado de imprensa do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi.

Descobertas no âmbito de um programa arqueológico levado a cabo pelo Departamento, estas construções situam-se na ilha de Ghagha, a oeste da cidade de Abu Dhabi.

As estruturas que foram desenterradas são "divisões circulares simples", com paredes de pedra, que ainda estão preservadas a uma altura de quase um metro, segundo o comunicado.

A equipa disse que as estruturas deveriam ser "alojamentos para uma pequena comunidade que teria habitado a ilha durante todo o ano."

As estruturas descobertas pelos arqueólogos, em Abu Dhabi.
Departamento de Cultura e Turismo - Abu Dhabi

Eles acrescentaram que esta descoberta mostrava a existência de povoações neolíticas antes do desenvolvimento das rotas comerciais marítimas para longas distâncias, sugerindo que que este não foi o ímpeto para as colonizações nesta área, tal como os arqueólogos pensavam.

Também foram descobertas centenas de artefactos, entre os quais havia "pontas de setas de pedra finamente esculpidas que seriam usadas na caça".  E, segundo a equipa de arqueólogos, era "provável que a comunidade também utilizasse os vastos recursos do mar".

Embora os arqueólogos não saibam bem até quando esta povoação este ativa, foi descoberto um corpo, enterrado sob as estruturas, que remonta a cerca de 5000 anos. É uma das poucas sepulturas conhecidas desta época, nas ilhas de Abu Dhabi.

"As descobertas na ilha de Ghagha vêm sublinhar que as características de inovação, sustentabildade e resiliência já fazem parte do ADN dos habitantes desta região há milhares de anos", disse Mohamed Al Mubarak, chefe do departamento.

O registo anterior de construções mais antigas nos Emirados Árabes Unidos era o das descobertas na ilha de Marawah, também ao largo de Abu Dhabi, onde fora encontrada a pérola mais antiga do mundo em 2017.

Para a equipa de arqueólogos, esta nova descoberta sugere que as ilhas de Abu Dhabi eram uma espécie de "costa fértil", e não "árida e hostil", e os colonos eram atraídos para as ilhas "pelas condições económicas e ambientais".

Médio Oriente