Discurso de Zelensky no Parlamento português vai acontecer ainda em abril. Presidente ucraniano vai salientar “a amizade, apoio e solidariedade” entre os dois países

7 abr 2022, 18:24
Volodymyr Zelensky

Informação foi avançada à CNN Portugal pela embaixadora da Ucrânia em Portugal. A data concreta ainda não está definida, mas acontecerá em abril. A embaixadora sublinhou ainda que o discurso de Zelensky “vai significar que mantemos muito boas relações entre Portugal e a Ucrânia”

O discurso do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ao Parlamento português vai acontecer ainda durante o mês de abril, segundo avançou a Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, à CNN Portugal. 

Garantindo que a embaixada “ainda não tem uma data concreta”, Inna Ohnivets explicou que está a elaborar a questão juntamente com o gabinete do presidente ucraniano. “Vamos dialogar sobre as datas possíveis e aceitáveis para o Presidente e vamos informar o parlamento português. Será ainda este mês”. Depois de indicada uma data por parte da comitiva de Zelensky, o Presidente da República e a Assembleia da República enviarão um convite formal a Zelensky.

Segundo a embaixadora, este discurso irá servir para intensificar as “boas relações” entre os dois países e para “mostrar que estas relações estão construídas na base da amizade, apoio e solidariedade”. 

“O nosso presidente vai enviar uma mensagem aos deputados sobre a situação atual e também sobre o que a guerra representa para o nosso futuro”, explicou Inna Ohnivets à CNN Portugal, acrescentando que o discurso de Zelensky “vai significar que mantemos muito boas relações entre Portugal e a Ucrânia”.

À CNN Portugal, a embaixadora ucraniana agradeceu também o esforço que a sociedade portuguesa tem feito na contribuição monetária e no acolhimento de refugiados, salientando que os portugueses estão ativamente “a apoiar totalmente o exército ucraniano que está a defender não só o povo ucraniano e a soberania ucraniana, mas também a defender os valores democráticos de toda a Europa”.

A conferência de líderes aprovou, na quarta-feira, o convite ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para discursar numa sessão solene no Parlamento português, sendo que o PCP pronunciou-se contra.

Volodymyr Zelensky tem vindo a discursar em parlamentos de todo o mundo. Ainda esta terça-feira, fez uma intervenção por videoconferência para o parlamento espanhol, durante a qual lembrou que foi também num mês de abril, mas em 1937, que o mundo soube do ataque a Guernica durante a guerra civil espanhola.

Política

Mais Política

Patrocinados