“Portanto, vais restringir a votação a pessoas que te dão voluntariamente o seu dinheiro?” Musk muda regras do Twitter após sondagem estranha

20 dez 2022, 10:10
Elon Musk (Getty Images)

Dono do Twitter lançou sondagem a perguntar se os utilizadores querem que saia do cargo de CEO. A maioria disse que sim, que quer que ele saia. Musk tinha dito que ia respeitar os resultados da decisão. Na verdade, vai mudar novamente as regras do Twitter

Elon Musk prepara-se para alterar as regras das sondagens no Twitter, isto após quase 10 milhões de utilizadores terem votado pela saída do multimilionário do cargo de chefe executivo da rede social. No futuro, só os utilizadores que subscrevam o Twitter Blue, serviço que permite a qualquer um ser utilizador verificado mediante o pagamento de oito dólares, vão poder votar nas sondagens que impactam as políticas da empresa.

Após algumas horas de silêncio, incaracterísticas para um utilizador muito ativo como Musk, o magnata quebrou o silêncio em resposta a um utilizador que sugeriu que o dono da Tesla deveria aproveitar a sondagem para acabar com os “bots do deep state”. “Interessante”, respondeu Musk ao tweet de Kim Dotcom, empresário e utilizador popular do Twitter, conhecido por propagar teorias da conspiração ligadas à direita radical e por apoiar a Rússia durante a invasão da Ucrânia.

A ideia para alterar as políticas da rede social relativamente às sondagens parece ter partido de um outro utilizador, que sugeriu precisamente que apenas os que paguem pelo Twitter Blue pudessem votar nas sondagens que impactam as regras da rede social. “Boa ideia. O Twitter irá fazer essa mudança”, respondeu Elon Musk.

Vários utilizadores apontaram que esta decisão favorece o dono da rede social, uma vez que os utilizadores que subscrevem o Twitter Blue tendem a ser apoiantes de Elon Musk. “Portanto, vais restringir a votação a pessoas que te dão voluntariamente o seu dinheiro? Bem, isso irá definitivamente levar a resultados menos parciais”, referiu ironicamente um utilizador.

Esta é apenas mais uma das muitas polémicas decisões tomadas pelo multimilionário deste que comprou o Twitter. Na semana passada, Elon Musk baniu uma conta que monitorizava as viagens do seu jato privado, a @elonjet, a que se seguiu a suspensão em massa de jornalistas que fizeram a cobertura noticiosa desta decisão.

A expulsão da rede social de jornalistas como Donie O’Sullivan, da CNN, e Ryan Mac, do New York Times, levou vários populares utilizadores a abandonarem o Twitter e rumarem a outras redes sociais, principalmente para o Mastodon, cuja própria conta no Twitter foi suspensa devido à publicação de um link para a conta @elonjet.

Contudo, a decisão mais impopular foi tomada no domingo passado, dia em que o Twitter anunciou que iria proibir a publicação de links para outras redes sociais, como o Facebook, Instagram e Mastodon. Após nova sondagem, motivada pela reação esmagadoramente negativa dos utilizadores, a medida foi revertida. “A partir de agora, haverá votações para as decisões sobre alteração de políticas. As minhas desculpas. Não voltará a acontecer”, escreveu Musk em reação ao fiasco.

O magnata recorre bastantes vezes às sondagens para tomar decisões importantes, como a venda de ações da Tesla ou a reversão da suspensão da conta de Donald Trump no Twitter.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados