As declarações surgem dias depois da tragédia que matou 16 pessoas, em Lisboa
Entre os sobreviventes do acidente do Elevador da Glória, uma das vozes é a de Stefania Lepidi, uma turista italiana que se preparava para iniciar a viagem de subida no funicular com o filho de 25 anos.
“Eu estava ali deitada à espera da minha vez de ser socorrida, porque não era prioritária, a ver os bombeiros com capacetes e ferramentas para cortar chapas de metal que estavam por cima das pessoas. Vi também as macas a serem levadas à pressa e as ambulâncias a saírem”, relatou a italiana à imprensa. Stefania acrescentou que o elevador "estava bastante cheio" e que várias pessoas "seguiam de pé".
De acordo com a turista, que se encontrava em Lisboa para uma conferência, foi o cabo da outra carruagem que se partiu, desencadeando a tragédia. A turista ficou ferida, mas já teve alta hospitalar.
O trágico acidente no Elevador da Glória resultou na morte de 16 pessoas e deixou várias outras feridas. Entre os mortos estão cinco portugueses - o guarda-freio, André Marques; quatro colaboradores da Santa Casa da Misericórdia - Pedro Trindade, Alda Matias, Ana Lopes e Sandra Coelho - bem como cidadãos de sete países: Reino Unido, Canadá, Suíça, França, Estados Unidos, Ucrânia e Coreia do Sul.