Não sabe onde votar? Tudo o que precisa de saber para este ato eleitoral

CNN Portugal , JGR
30 jan 2022, 10:58
Eleições legislativas (António Cotrim/Lusa)

Mais de 10 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro são chamados a votar nas eleições legislativas de este domingo, para escolher 230 deputados

Este domingo, podem votar para as eleições antecipadas 10.820.337 eleitores, mais 9.808 do que nas anteriores legislativas, em 2019. Mas, apesar da chamada às urnas, há muitas pessoas que não sabem onde se dirigir para exercer o seu direito de voto. Neste guia reunimos tudo o que precisa de saber para conseguir votar este domingo.

Se ainda não sabe onde pode votar, envie uma SMS para o número 3838, com as letras “RE” seguido de um espaço, o seu número de CC/BI, outro espaço e a sua data de nascimento. Note que deve escrever a data sem espaços e a começar pelo ano, seguido do mês e do dia [aaaammdd]. Momentos depois, vai receber uma SMS com o seu posto de recenseamento, o local de voto e respetiva morada e em que seção o deve fazer.

Outra das suas hipóteses é seguir um procedimento semelhante através do site da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, que lhe dá acesso a todas as informações de que precisa para exercer o seu direito de voto.

Além destas duas opções, pode optar também por ligar para Linha de Apoio ao Eleitor (808 206 206 ou 213 947 101).

Destas eleições legislativas de este domingo serão eleitos 230 deputados à Assembleia da República, de onde sairá o XXIII Governo Constitucional.

A legislatura atual, que terminaria apenas em 2023, foi interrompida depois do 'chumbo' do Orçamento do Estado para 2022 ter gerado uma crise política que levou à dissolução do parlamento e à convocação de eleições antecipadas.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados