O ecrã mágico

26 jan 2022, 17:35
Noite eleitoral na TVI e CNN Portugal

Há duas formas de fazer tudo o que já foi feito: como sempre ou como nunca. Repetir ou inovar. Acomodar ou desafiar. A TVI e a CNN Portugal prepararam para o próximo domingo uma noite eleitoral “como nunca”. Uma emissão conjunta com muito mais do que percentagens sondadas ou já apuradas. Mas com factos em primeira mão, com análise de dados, com comentário, contexto, cenários, explicação, com o desenho do mapa político que os portugueses irão escolher. E até com um ecrã mágico.

O nome original é “Magic Wall” e relaciona factos que permitem contar histórias em tempo real. Porque nenhuma noite eleitoral é apenas a construção das percentagens finais. Sobretudo numa eleição como esta, com uma campanha tão renhida: na luta pelo governo, podemos saber que partido teve mais votos sem saber logo se o seu líder será primeiro-ministro; na competição pelo terceiro lugar, há partidos históricos e emergentes, que podem ser chave ou cadeado para acordos de governação; na disputa pelos lugares de acesso há partidos a querer entrar e partidos a não querer sair. E estes são apenas três dos muitos ângulos que na noite de domingo queremos ver, saber e compreender. Que irá fazer Marcelo Rebelo de Sousa no dia seguinte? Que lideranças partidárias poderão colapsar nessa noite, e que lideranças irão reforçar-se? Que políticas públicas são afinal validadas? Esquerda, direita, centro?

Na TVI e CNN Portugal estivemos semanas a preparar esta noite, com apoio dos nossos parceiros internacionais da CNN, líderes nos Estados Unidos em noites eleitorais. Com eles trabalhámos técnicas e tecnologias, como meios para valorizar o nosso jornalismo, aplicando o nosso conhecimento da democracia em Portugal.

Foi já assim durante a pré-campanha e campanha de janeiro, na preparação dos debates, no acompanhamento dos partidos, na publicação diária de rubricas na TV e no digital, na única “tracking poll” desta campanha, que se tornou ela própria atriz, por municiar o comentário atualizado mas também tendo impacto nas próprias campanhas partidárias. No domingo, a noite será conduzida por cinco pivôs, José Alberto de Carvalho, Pedro Mourinho, Sara Pinto, João Póvoa Marinheiro e Judite Sousa. Pedro Benevides será o “John King” português, trabalhando a informação na “Magic Wall”. E entre uma equipa de jornalistas, analistas e comentadores, falta só dar um nome para completar a noite: você. Entre connosco neste ecrã mágico.

Relacionados

Decisão 22

Mais Decisão 22

Patrocinados