Tracking poll: PS e Chega a subir; CDS abaixo de 1%

16 jan, 20:18
António Costa nos Açores (Lusa)

CDU e Iniciativa Liberal estão em tendência crescente

Na sondagem diária da TVI/CNN, o PS não só continua na liderança, com 39,6%, como regista um aumento de 0,8 pontos percentuais face a sábado.

Sondagem diária

  PS PSD CDS-PP CDU BE
dia 13 38,90% 29,70% 1,70% 4,60% 6,20%
dia 14 38,80% 29,30% 1,30% 4,60% 6,80%
dia 15 39,60% 29,60% 0,90% 5,10% 6,00%

  PAN LIVRE CHEGA IL OUTROS
dia 13 2,10% 1,20% 6,90% 5,40% 3,30%
dia 14 1,90% 1,50% 7,80% 4,90% 3,20%
dia 15 1,70% 1,50% 8,10% 4,70% 3,00%

 

O Chega, de André Ventura, mantém a tendência de subida e parece consolidar o terceiro lugar, alcançando 8,1% das intenções de voto.O PSD surge no segundo lugar, com 29,6% o que representa uma subida de 0,3 pontos percentuais.

Pelo contrário, o Bloco de Esquerda, com Catarina Martins, desce dos 6,8% para os 6%. 

A CDU, de Jerónimo de Sousa, está agora no quinto lugar, com 5,1% após uma subida de 0,5 pontos percentuais.

Já a Iniciativa Liberal sofre uma ligeira queda e fica nos 4,7%. 

O Livre e o PAN disputam o lugar seguinte. Este domingo, é o PAN, de Inês Sousa Real, que fica à frente, com 1,7%, enquanto o Livre, de Rui Tavares, se mantém nos 1,5%. 

O CDS, de Francisco Rodrigues de Santos, continua em queda e está agora apenas com 0,9%.

A TVI/CNN Portugal apresenta uma nova sondagem todos os dias, que vai permitir ver a evolução do sentido de voto e tentar identificar quais os temas que têm reflexo nas intenções de voto dos portugueses.

O ponto de partida são os dois últimos barómetros da Pitagórica para a TVI/CNN Portugal, a que acrescentamos agora diariamente uma nova amostra que renova todos os dias cerca de um terço do universo em análise. É uma técnica de amostragem conhecida em todo o mundo como tracking poll.

Ficha técnica

Durante 4 dias (11 a 14 de janeiro de 2022) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TVI e CNN Portugal uma sub-amostra de 152 entrevistas representativa do universo eleitoral português (não probabilístico) tendo por base os critérios de género, idade e região. O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, implica uma amostra de 608 indivíduos que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,06. A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos 3 principais operadores identificados pelo relatório da ANACOM, sempre que necessário são selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing). O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores portugueses, sobre temas relacionados com as eleições, nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto dos vários partidos. A taxa de resposta foi de 60,06% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa bem como todos os resultados foram disponibilizados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará oportunamente para consulta online.

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