CDU e Iniciativa Liberal estão em tendência crescente
Na sondagem diária da TVI/CNN, o PS não só continua na liderança, com 39,6%, como regista um aumento de 0,8 pontos percentuais face a sábado.
Sondagem diária
PS | PSD | CDS-PP | CDU | BE | |
dia 13 | 38,90% | 29,70% | 1,70% | 4,60% | 6,20% |
dia 14 | 38,80% | 29,30% | 1,30% | 4,60% | 6,80% |
dia 15 | 39,60% | 29,60% | 0,90% | 5,10% | 6,00% |
PAN | LIVRE | CHEGA | IL | OUTROS | |
dia 13 | 2,10% | 1,20% | 6,90% | 5,40% | 3,30% |
dia 14 | 1,90% | 1,50% | 7,80% | 4,90% | 3,20% |
dia 15 | 1,70% | 1,50% | 8,10% | 4,70% | 3,00% |
O Chega, de André Ventura, mantém a tendência de subida e parece consolidar o terceiro lugar, alcançando 8,1% das intenções de voto.O PSD surge no segundo lugar, com 29,6% o que representa uma subida de 0,3 pontos percentuais.
Pelo contrário, o Bloco de Esquerda, com Catarina Martins, desce dos 6,8% para os 6%.
A CDU, de Jerónimo de Sousa, está agora no quinto lugar, com 5,1% após uma subida de 0,5 pontos percentuais.
Já a Iniciativa Liberal sofre uma ligeira queda e fica nos 4,7%.
O Livre e o PAN disputam o lugar seguinte. Este domingo, é o PAN, de Inês Sousa Real, que fica à frente, com 1,7%, enquanto o Livre, de Rui Tavares, se mantém nos 1,5%.
O CDS, de Francisco Rodrigues de Santos, continua em queda e está agora apenas com 0,9%.
A TVI/CNN Portugal apresenta uma nova sondagem todos os dias, que vai permitir ver a evolução do sentido de voto e tentar identificar quais os temas que têm reflexo nas intenções de voto dos portugueses.
O ponto de partida são os dois últimos barómetros da Pitagórica para a TVI/CNN Portugal, a que acrescentamos agora diariamente uma nova amostra que renova todos os dias cerca de um terço do universo em análise. É uma técnica de amostragem conhecida em todo o mundo como tracking poll.
Ficha técnica
Durante 4 dias (11 a 14 de janeiro de 2022) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TVI e CNN Portugal uma sub-amostra de 152 entrevistas representativa do universo eleitoral português (não probabilístico) tendo por base os critérios de género, idade e região. O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, implica uma amostra de 608 indivíduos que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,06. A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos 3 principais operadores identificados pelo relatório da ANACOM, sempre que necessário são selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing). O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores portugueses, sobre temas relacionados com as eleições, nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto dos vários partidos. A taxa de resposta foi de 60,06% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa bem como todos os resultados foram disponibilizados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará oportunamente para consulta online.