Eleitores inscritos para voto antecipado "muito aquém das estimativas", lamenta o Governo

Agência Lusa , DCT
19 jan 2022, 16:11
Votar

Antero Luís apelou para que os eleitores recenseados no território nacional se inscrevam para votar antecipadamente, podendo ser feito até quinta-feira

O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna considerou esta quarta-feira que o número de eleitores inscritos para votarem antecipadamente em mobilidade a 23 de janeiro está, até ao momento, “muito aquém das estimativas da administração eleitoral”.

Neste momento temos mais de 200 mil pessoas inscritas para o voto antecipado, o que significa 28% mais do que nas eleições presidenciais, mas mesmo assim fica muito aquém das estimativas da administração eleitoral”, disse Antero Luís, na conferência de imprensa sobre o voto dos eleitores em isolamento devido à covid-19.

O secretário de Estado explicou que foi desenhada uma logística para que cerca de um milhão de portugueses pudesse votar antecipadamente para as eleições legislativas em 23 de janeiro, mas neste momento estão “apenas inscritos 200 mil”.

Nesse sentido, Antero Luís apelou para que os eleitores recenseados no território nacional se inscrevam para votar antecipadamente, podendo ser feito até quinta-feira.

Para o secretário de Estado, o voto antecipado é “muito importante”, não só na perspetiva da participação cívica do voto, como também na perspetiva da saúde.

Seria muito importante que os portugueses se inscrevessem para votar antecipadamente de maneira a poder dividir os dois dias de votação, de 23 e 30. Gostaria que as questões da saúde fossem mitigadas nessa perspetiva”, sustentou.

Dados do Ministério da Administração Interna (MAI) enviados à Lusa indicam que 208.030 eleitores inscreveram-se até às 12:00 desta quarta-feira para votar antecipadamente em mobilidade em 23 de janeiro, nas eleições legislativas.

Esta quarta-feira, a ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem anunciou que as pessoas em isolamento poderão votar no dia 30.

Relacionados

Partidos

Mais Partidos

Mais Lidas

Patrocinados