Fernando Araújo foi cabeça de lista pelo Porto nas últimas eleições legislativas
O antigo CEO do SNS e cabeça de lista do PS pelo círculo do Porto não vai assumir o lugar de deputado. Segundo uma nota enviada às redações, Fernando Araújo vai continuar como médico no Hospital São João e professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
"Após uma reflexão cuidada e uma ponderação pessoal, entendi que a melhor forma de continuar a defender o Serviço Nacional de Saúde (SNS) seria manter-me na ULS São João e na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, como médico e professor universitário, não assumindo, por isso, o lugar de deputado na Assembleia da República", escreve Fernando Araújo em comunicado, que começa com um agradecimento a Pedro Nuno Santos, que deixou a liderança do Partido Socialista (PS) na sequência do resultado das eleições legislativas deste domingo. "Gostaria, em primeiro lugar, de agradecer ao Pedro Nuno Santos a confiança e a abertura do Partido Socialista ao convidar-me para liderar a lista de candidatos a deputados pelo distrito do Porto", lê-se na nota daquele que era apontado como potencial ministro da Saúde em caso de vitória socialista.
Fernando Araújo garante que, "ao longo da campanha, em cada evento, praça ou conversa anónima", sentiu "o carinho de tantas pessoas e recebi sugestões valiosas que demonstram que a participação cívica está viva no nosso país", mas acaba por seguir um caminho não político, mantendo uma postura de defesa do SNS.
"Acredito num SNS com os melhores profissionais de saúde, motivados, com um projeto de vida, e que seja acessível a todos os portugueses, independentemente da condição económica ou estatuto social, orientado exclusivamente pelas suas necessidades clínicas", vinca.
O médico garante que "o Partido Socialista contará com uma excelente representação parlamentar pelo distrito do Porto, que se irá fazer ouvir na defesa dos valores preconizados neste projeto".