Fetterman derrota "Dr. Oz" (sim, o médico do programa de Oprah) na Pensilvânia

9 nov 2022, 09:05
Fetterman vs Dr OZ

Vitória poderá mesmo ser a melhor notícia da noite eleitoral para os democratas norte-americanos

O democrata John Fetterman venceu a corrida eleitoral na Pensilvânia para o Senado dos Estados Unidos, conquistando um lugar ocupado pelos republicanos e dando aos democratas a esperança de manter o controlo da câmara alta do Congresso.

Fetterman, vice-governador da Pensilvânia, derrotou Mehmet Oz - conhecido em todo o país como "Dr. Oz", tendo sido durante anos o médico "de serviço" no famoso talk show de Oprah Winfrey. O cirurgião que se tornou uma celebridade televisiva beneficiava do apoio do ex-presidente Donald Trump, num Estado considerado essencial para o resultado final das eleições intercalares de terça-feira.

Democrat John Fetterman has won the Pennsylvania Senate race, defeating Republican Mehmet Oz. https://t.co/rybFvoB4rc pic.twitter.com/4T2TJQbsVV

— Axios (@axios) November 9, 2022

Fetterman, 53 anos, fez campanha enquanto recuperava de um AVC (que aconteceu enquanto era vice-governador da Pensilvânia) e que o obrigou a esforços acrescidos para fazer passar a sua mensagem de campanha.  As dificuldades no discurso chegaram a ser usadas pelo próprio "Dr. Oz" para afirmar que as suas capacidades enquanto candidato estavam diminuídas. 

A vitória de Fetterman poderá mesmo ser a melhor notícia da noite eleitoral para os democratas, que estão a dar mais luta do que se esperava em ambas as corridas eleitorais. Este lugar de senador pela Pensilvânia era de Pat Toomey, do Partido Republicano, que decidiu retirar-se do Senado.

Perante a projeção dos resultados, Fetterman afirmou à CNN que se sente muito "honrado" por "cada voto" que recebeu. "Nunca esperei que iríamos deixar esses condados vermelhos, azuis. Mas fizemos o que precisávamos de fazer", afirmou. Azul é a cor dos democratas, e vermelho é a cor dos republicanos.

Para perceber a importância desta disputa eleitoral, o Presidente Joe Biden fez campanha na Pensilvânia por Fetterman por três vezes nas últimas três semanas, enquanto o ex-Presidente Donald Trump também ali compareceu para realizar um comício a favor de Oz.

As eleições intercalares norte-americanas que decorreram na terça-feira determinarão qual o partido que controlará o Congresso nos dois últimos anos do mandato do Presidente Joe Biden, estando também em jogo 36 governos estaduais e vários referendos estaduais a medidas sobre questões-chave, incluindo aborto e drogas leves.

Em disputa estão todos os 435 lugares na Câmara dos Representantes, onde os democratas atualmente têm uma estreita maioria de cinco assentos, e ainda 35 lugares no Senado, onde os democratas têm uma maioria apenas graças ao voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados