PSD: Luís Montenegro "à pesca" de apoios futuros em Espinho

25 nov 2021, 12:37
Luís Montenegro

Os protagonistas começam a tomar posição para o 39º Congresso do PSD e a do adversário de Rui Rio nas anteriores diretas é tudo menos irrelevante para se perceber o que será o PSD depois das diretas do próximo sábado. E depois das próximas legislativas

Luís Montenegro vai como número 1 da lista de delegados por Espinho, por indicação da concelhia, no processo que conduzirá à escolha de quem, quais e em que proporção estarão representadas as várias tendências do PSD no congresso.

Espinho, que é a terra de Montenegro, é também uma concelhia afeta a Rui Rio, e fica no território de Salvador Malheiro, homem forte do atual líder desde a primeira hora e diretor da campanha.

Luís Montenegro insiste em fazer saber que é uma lista de “lista de consenso”: é o que dizem fontes próximas do antigo líder parlamentar e houve conversa prévia para este acordo entre ambos.

A lista, tal como avançava o JN e confirmou a CNN Portugal, integra apoiantes de Paulo Rangel e de Rio Rio, mas não é nem de agregação, nem de consenso, como querem passar Rio e Montenegro: é sobretudo uma lista “utilitária”, com Malheiro e Montenegro a pensarem no futuro. O primeiro porque tem perdido peso e “precisa de segurar o distrito”, diz um dirigente nacional do PSD, o outro porque “precisa de renovar aliados”.

E porquê?

São os delegados e é no congresso marcado para os dias 17, 18 e 19 de dezembro que vão ser escolhidos os próximos órgãos nacionais que vão mandar no partido. As diretas de sábado, 27, escolhem apenas o líder da comissão política nacional e elegem em simultâneo os delegados.

Ora, Luís Montenegro quer ir lá para discursar, reservando outra vez o seu lugar “na linha da frente”, tal como fez em 2018. Vai voltar a apresentar uma lista ao Conselho Nacional, órgão máximo do PSD entre congressos, segundo adiantam à CNN fontes próximas do antigo líder parlamentar.

Para isso, conta com outros apoios, que vão distribuídos em listas que apoiam sobretudo Paulo Rangel, ainda que Montenegro tenha estrategicamente decidido não declarar apoio em público a qualquer dos candidatos.

Hugo Soares, muito próximo de Montenegro, vai como número dois da lista de Ricardo Rio, presidente da câmara de Braga e apoiante de Paulo Rangel.
A lista de Montenegro ao Conselho Nacional pode ser novamente encabeçada por Paulo Cunha, de Famalicão.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados