Cidades portuguesas recebem 38 milhões de euros da Europa para projetos de mobilidade sustentável

5 nov, 07:43
Autocarros da Carris (imagem AP)

REVISTA DE IMPRENSA || Investimento integra um programa europeu que já lançou mais de 420 projetos-piloto em várias cidades desde 2020

Braga, Cascais, Vila Nova de Gaia e Lisboa receberam 38 milhões de euros do EIT Urban Mobility, um braço da Comissão Europeia que apoia soluções inovadoras e sustentáveis para os transportes urbanos. De acordo com o Diário de Notícias, o investimento, realizado em 2024, integra um programa europeu que já lançou mais de 420 projetos-piloto em várias cidades desde 2020.

Em Braga, o apoio permitiu implementar um sistema de câmaras nos autocarros para detetar viaturas em faixas BUS, reduzindo o congestionamento. Em Cascais, o projeto ROSE utiliza inteligência artificial para otimizar a recolha de resíduos, ajustando rotas e recursos municipais.

Em Lisboa, a Carris contou com o contributo do EIT na transição para uma frota elétrica, enquanto Vila Nova de Gaia recebeu apoio na digitalização e descarbonização dos transportes urbanos.

Empresas portuguesas como a Porto.digital e a Ubiwhere, de Aveiro, também participam nas iniciativas, apresentando soluções de gestão urbana inteligente e análise de dados em tempo real.

O EIT Urban Mobility já formou mais de 35 mil profissionais, financiou 520 startups e quer consolidar-se como uma ponte entre municípios, empresas e inovação europeia na mobilidade sustentável.

Economia

Mais Economia

Mais Lidas