Exames nacionais: 10 dicas para ter sucesso nas provas do Secundário

CNN Portugal , MJC
16 jun 2022, 07:00
Estudantes do secundário fazem o exame Filosofia, em Estrasburgo, França. Foto: FREDERICK FLORIN/AFP via Getty Images

A época de exames começa esta sexta-feira para mais de 148 mil alunos do 11º e do 12º ano.

Por estes dias, há mais de 148 mil estudantes do Secundário com a cabeça enfiada nos livros e os nervos à flor da pele. Mas há estratégias que podem ajudar a combater a ansiedade e a preparar os exames. Ana Catarina Mesquita, docente do ensino superior, doutoranda e investigadora em Estudos Globais, com mais de 20 anos de experiência na área da educação, deixa aqui dez dicas preciosas para todos os que vão fazer exames a partir desta sexta-feira:

1. Definir tempo diário de estudo

Cada aluno deverá estabelecer um horário diário para o seu estudo, programando o tempo necessário para cada disciplina e tópico, não esquecendo que a distribuição da aprendizagem ao longo do tempo favorece a memória de longo prazo.

2. Organizar os materiais de estudo

Os alunos deverão, antes de começarem a estudar, organizar os materiais de que precisam e que são realmente essenciais, procurando ser objetivos nessa seleção.

3. Aplicar estratégias de leitura

Saber ler de forma objetiva, de modo a selecionar a informação mais relevante, sublinhando-a.

4. Tirar notas

É crucial que os alunos, à medida que vão lendo os materiais de apoio ou o manual, vão apontando a informação mais relevante dentro da que foi previamente sublinhada, no momento de leitura. Antes de sublinhar, o aluno deverá ter o cuidado de retirar as principais ideias, selecionando informação importante.

5. Fazer resumos

Cada aluno deverá fazer os seus próprios resumos, com as suas palavras, para verificar que compreende o que está a estudar e para que a memorização de conceitos seja mais fácil.

6. Fazer exercícios

No caso de uma disciplina de caráter mais prático, o aluno deverá praticar exercícios previamente resolvidos ou outros que encontre na sua pesquisa.

7. Prever questões de exame

Os alunos poderão procurar prever estilos de questões que poderão sair no exame, verificando previamente se estão preparados para responder às mesmas. Poerão, por exemplo, fazer uma pesquisa por exames de anos anteriores.

8. Fazer pausas no estudo

Muitas horas seguidas de estudo não ajudam. Na verdade, o tempo de concentração vai escasseando, pelo que devem ser feitas pausas retemperadoras.

9. Tirar dúvidas

É muito importante que, quando se depara com uma dúvida, o aluno a partilhe, de modo a poder ficar esclarecido acerca da mesma de forma atempada. Poderá, por exemplo, falar com colegas ou com o professor da disciplina

10. Realizar o exame com calma

Por fim, durante o exame, controlar o tempo disponível: deve começar por ler o enunciado todo, com muita atenção, anotando ideias centrais numa folha de rascunho. Deverá iniciar com as matérias que domina, de modo a ganhar confiança para o resto do exame, mantendo sempre a calma e a concentração.

Relacionados

Educação

Mais Educação

Mais Lidas

Patrocinados