Covid-19: Portugal com 338 surtos ativos em escolas, creches e universidades

2 dez 2021, 19:12
Regresso às aulas em Lisboa
Regresso às aulas em Lisboa

No espaço de uma semana foram detetados mais 92 surtos em estabelecimentos escolares. Há 2.959 casos de covid-19 identificados

PUB

Portugal continental registava, até segunda-feira, 338 surtos ativos em estabelecimentos de ensino públicos e privados, segundo apurou a CNN Portugal junto da Direção-Geral de Saúde.

O número corresponde a surtos identificados na totalidade de escolas, de estabelecimentos de ensino superior e creches.

PUB

Até segunda-feira, existiam 2.959 casos de covid-19 identificados nos surtos detetados. Estas infeções dizem respeito a alunos, mas também a profissionais e coabitantes dos mesmos, "parte dos quais já estão recuperados", indica fonte da DGS.

Na última semana, a DGS dava conta de 241 surtos ativos no mesmo universo escolar, tendo sido registados 2209 casos de covid-19 acumulados nesses surtos ativos. No espaço de uma semana foram detetados mais 97 surtos em escolas.

A DGS recorda que um surto é declarado ativo quando é constituído por dois ou mais casos com ligação epidemiológica entre si no tempo e no espaço.

Só após 28 dias da data do diagnóstico do último caso confirmado (dois períodos de incubação sem novos casos), o surto é dado como encerrado.

PUB
PUB
PUB

A covid-19 provocou pelo menos 5.223.072 mortes em todo o mundo, entre mais de 262,93 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.471 pessoas e foram contabilizados 1.154.817 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, foi recentemente detetada na África do Sul, e há já registo de casos em 13 países europeus.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados