"Comprei o meu próprio exemplar". Irina pagou para publicarem o seu livro mas nunca recebeu nada - como ela há vários casos

9 jul, 22:15

A Irina Oliveira foi prometido um livro, dezenas de exemplares. O livro até existe e está à venda, mas a escritora nunca ganhou nada com isso

Há uma editora de livros que está a acumular reclamações. É acusada pelos escritores de não publicar os livros, mesmo depois de enviado o pagamento.

Várias pessoas pagaram montantes como 800 euros, mas nunca viram os livros que enviaram publicados ou a devolução do dinheiro adiantado. Não viram sequer a proprietária da empresa.

Uma investigação da CNN Portugal falou com uma das possíveis vítimas de um crime de burla. Irina Oliveira encontrou esta editora, a Edições Hórus, para publicar um livro que escreveu, mas que nunca chegou às prateleiras.

De resto, uma breve pesquisa na Internet mostra como este está longe de ser um caso único. Para lá de uma página de Instagram que aparece em primeiro lugar, o segundo resultado para "Edições Hórus" é uma ligação para o Portal da Queixa. Entre as várias queixas publicadas há inúmeras denúncias por falta de cumprimento de contrato.

Foi o que aconteceu a Irina Oliveira, que pagou mas não viu qualquer serviço em troca. A CNN Portugal tentou encontrar a proprietária na morada indicada, mas não conseguiu. Ao mesmo tempo passaram dois anos desde que a editora prestou contas, sendo que vários escritores se queixam mesmo de ameaças.

Em cima da mesa estavam 200 livros, 100 para a escritora e 100 para a editora. O livro até existe e está à venda, mas Irina Oliveira nunca ganhou nada com isso. "O mais certo é o livro sair no prazo de um ano ou seis meses", disseram-lhe. Mas nunca viu nada, ainda não recebeu "um único livro".

"O livro existe. Percebi que estava à venda porque marquei uma sessão de autógrafos com a editora. Comprei o meu próprio exemplar", acrescenta.

A CNN Portugal tentou comprar o livro online, mas não conseguiu. A história mais desenvolvida pode ser vista no vídeo associado ao artigo.

Livros

Mais Livros

Patrocinados