Metais e pedras preciosos, design, resistência... vale tudo para transformar o aparelho numa jóia
Longe vão os tempos em que os telemóveis eram considerados artigos de luxo, um capricho caro e desnecessário. Hoje em dia, poucos sobrevivem sem eles, há-os para todos os preços e para todos os gostos. Mas ainda há quem veja nestes aparelhos uma oportunidade para gastar muito dinheiro.Os telemóveis de luxo são um segmento em forte crescimento e a Agência Financeira
Telemóveis com diamantes: «My precious!»
A Nokia lançou recentemente um telemóvel carregado de diamantes. Pegou no Nokia 8800, deu-lhe uma cobertura de 83 gramas platina e diamantes cor-de-rosa de 12,5 carates et voilá
Cada unidade tem 1.225 pedras preciosas, incluindo uma de três carates, sem falhas, na tecla de navegação.
Stuart Hughes desenhou-o para a Golstricker. O modelo vem numa caixa de granito, com pele no interior. Apenas três exemplares foram fabricados e cada um custará mais de 100 mil euros. A exclusividade paga-se caro.
Mas há mais. A linha Illussion da empresa suíça Goldvish tem telemóveis com várias partes em ouro e platina e 120 quilates de diamantes. Os preços podem chegar aos 784 mil euros.
Telemóveis de alta-costura
Em Maio de 2008, a Christian Dior quis unir a moda à tecnologia. O modelo foi criado pela ModeLabs e lançado com um preço de cinco mil dólares.
O modelo inovou pela aplicação «My Dior», uma pequena pen USB que funciona como um controlo remoto do telemóvel, para ser pregado no exterior da mala e que permite atender e desligar chamadas sem recorrer ao aparelho propriamente dito.
A Versace também já está a preparar para Maio o lançamento de um telemóvel de luxo, em parceria com a ModeLabs. O modelo da marca italiana de alta-costura conta com o design de Donatella Versace e será feito a partir de materiais exclusivos.
Mas mais estilistas quiseram unir os seus nomes à tecnologia: a marca Dolce & Gabbana tinha já criado com a Motorola uma versão dourada do RAZR, e a Prada criou também um telemóvel de luxo com a LG Electronics. Giorgio Armani anunciou também uma parceria com a Samsung para desenhar telemóveis.
Telemóveis de alta-velocidade: prego a fundo
Além dos estilistas, também as marcas de automóveis desportivos de luxo quiseram entrar no negócio. Por exemplo, a Porsche apostou forte no segmento, e tem já vários modelos.
O P9521 e o P9522 contam com um exterior fabricado a partir de um bloco de alumínio bruto, um leitor de impressões digitais que identifica o utilizador e evita o acesso indevido a informações. O primeiro modelo custa 1.200 e o mais recente está à venda por 600 euros.
O P9521 está disponível em três cores (prata, branco e castanho), e tem um ecrã de safira.
Mas a Porsche também não é caso único. A Ferrari juntou-se à Nokia para criar o Ascent Ferrari 60, lançado pela Vertu, o segmento de luxo da marca finlandesa de telemóveis, e que tem um design assinado com a parceria da Ferrari.
Além de ter sido projectado à imagem dos automóveis da marca, o Ascent Ferrari conta com cabedal e titânio em algumas das suas componentes.