Harry e Meghan convidados pelo rei "a desocupar" mansão em Windsor

2 mar 2023, 10:41
Harry e Meghan (Netflix)

Pedido para que o casal Sussex desocupe a casa foi confirmado pela porta-voz da fundação Archewell. Frogmore Cottage foi um presente da rainha e Harry e Meghan tinham renovado recentemente o contrato de arrendamento

Os duques de Sussex foram convidados pelo rei Carlos III a deixarem a Frogmore Cottage, a residência oficial que mantinham no Reino Unido e que está localizada nos jardins do Castelo de Windsor. Harry e Megham vivem com os filhos Archie e Lilibet na Califórnia, mas estavam autorizados a utilizar aquela casa como residência oficial, pelo menos durante o reinado da Rainha, cenário que mudou com a chegada de Carlos III ao trono.

"Podemos confirmar que o duque e a duquesa de Sussex foram convidados a desocupar a sua residência em Frogmore Cottage", revelou uma porta-voz da fundação Archewell ao Washington Post depois de a notícia ter sido avançada, na terça-feira, pelo tabloide The Sun.

Com a mudança para os Estados Unidos, os duques de Sussex subarrendaram a mansão à princesa Eugenie e ao marido, Jack Brooksbank, que entretanto já saíram da casa. Recentemente, Harry e Meghan tinham decidido renovar por um ano o contrato de arrendamento da residência britânica, que foi a primeira habitação do casal depois de casados e que foi alvo de obras no valor de quase 3 milhões de euros

A casa foi um presente da rainha Isabel II (apesar de ser um arrendamento e não uma doação) e o jornal The Sun avança que a decisão do rei Carlos III terá sido tomada em janeiro, aquando da publicação do livro de memórias do príncipe Harry "Na Sombra", e prende-se com a vontade de realojar o príncipe Andrew - que atualmente vive no Royal Lodge, uma propriedades com 21 hectares e 30 quartos, pela qual assinou um contrato de arrendamento de 75 anos - numa casa mais modesta.

Segundo o mesmo jornal, Andrew já terá, inclusive, recebido as chaves da casa que era de Harry e Meghan, que tentam agora levar os pertences que ainda tinham em Inglaterra para a Califórnia, uma vez que não lhes terá sido oferecida uma residência alternativa no Reino Unido.

Telegraph avança ainda que apesar de ter sido pedido aos duques de Sussex para desocuparem a Frogmore Cottage, não lhes foi dito quem para lá iria viver após a sua saída. 

Harry e Meghan mudaram-se para a residência em outubro de 2018 e ali viveram durante pouco mais de um ano, até se mudarem para os EUA. O casal partilhou algumas imagens da sua vida na Frogmore Cottage no documentário da Netflix, com Harry a confessar que os jardins da propriedade eram o seu lugar favorito. A última vez que o casal terá estado na Frogmore Cottage terá sido em setembro, aquando da morte da rainha Isabel II, altura em que estiveram no Reino Unido durante mais de uma semana.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados