Roupas que uniram uma nação: O legado de moda da Rainha Isabel II
Ao longo de sete décadas, a falecida rainha presenteou o mundo com uma escolha de vestuário elegante e intencional.
Um dos muitos legados deixados pela Rainha Isabel II é uma demonstração de como a moda pode unir uma nação. Fotografada por um exército de fotógrafos e mulheres ao longo dos seus 70 anos de reinado, a monarca britânica com mais anos de serviço mostrou uma compreensão inata e refinada de identidade visual.
O poder da moda e da fabricação de imagem tinha sido anteriormente explorado com resultados positivos pelo pai de Isabel, o Rei Jorge VI: Numa missão para recuperar a confiança pública depois do seu irmão Eduardo VIII renunciar o seu lugar no trono para casar com a americana Wallis Simpson, o Rei convidou o costureiro Norman Hartnell a examinar a coleção de arte do Palácio de Buckingham para se inspirar. Enquanto a sofisticada Simpson usava as últimas tendências da moda, o Rei encomendou vestidos para a sua esposa e filhas que sublinhavam as tradições e, consequentemente, a estabilidade da época vitoriana.
Após a morte do seu pai em 1952, a ascensão da Rainha Isabel II ao trono trouxe consigo a necessidade iminente de acalmar novamente o seu povo. O encanto de Isabel, uma monarca glamorosa e carismática, seria agora fortificado com severidade e autoridade para assegurar aos políticos, chefes de Estado internacionais e súbditos, a sua intenção de reinar durante muito tempo.
Registos do Royal Collection Trust revelam que Hartnell submeteu nove modelos diferentes para o vestido de coroação, e a jovem rainha escolheu o oitavo, adornado com bordados de vieiras com pérolas, repleto de diamantes e missangas de ouro.
A Rainha Isabel II deixa para trás um legado de moda magistral que se define pela elegância e diplomacia. Veja alguns dos seus momentos mais memoráveis.
Num golpe perspicaz de saber-fazer político, e com a imprensa mundial sobre ela, Isabel teve o maior momento da passadeira vermelha de todos. “Glorioso” foi alegadamente a sua própria escolha de palavras para descrever o vestido que cativou e encantou os seus súbditos.
Tal é o poder de uma peça de vestuário ou de uma roupa, que esta monarca rapidamente aprendeu a evitar as novidades da moda, substituindo as artimanhas das curtas tendências e silhuetas por um comunicado consciente e deliberado em cada uma das suas aparições. Como tal, Isabel nunca perdeu uma oportunidade para transmitir uma mensagem de fiabilidade, estabilidade e firmeza ao seu povo.
É claro que haviam excelentes escolhas para a roupa diurna, mas eram trazidas forma próspera. Olhando para as fotografias do seu reinado, vemos uma utilização descomplicada das tendências das décadas, tais como as cinturas acentuadas dos anos 50; as saias mais curtas, os vestidos sem mangas e os chapéus pillbox dos anos 60; e os turbantes e estampas arrojadas dos anos 70. E é impossível esquecermo-nos da influência da rainha em tons esverdeados e castanhos nos anos 80.
Mais tarde na vida, Isabel afirmou-se como a mestre do Regingote (um casaco logo), vestido e chapéu a condizer em cores ousadas como o roxo, laranja, vermelho e fúcsia. Toda esta calidez e acessibilidade, assim como a necessidade de ser facilmente detectada numa multidão face à sua altura, significava que a cor bege raramente era utilizada.
No seu livro biográfico, Hardy Amies, outro costureiro real, resumiu a qualidade intemporal necessária para as aparições reais quando escreveu: “O estilo é muito mais satisfatório do que o chique. O estilo tem coração e respeita o passado; o chique, por outro lado, é impiedoso e vive inteiramente para o presente”.
O estilo também requer muita gestão e, em colaboração com Angela Kelly, a sua assistente pessoal e curadora do guarda-roupa, a Rainha Isabel desenvolveu um manifesto de sucesso na área do vestuário.
Os tecidos eram testados para reduzir ruídos, evitar vincos e usaram pesos nas baínhas para evitar rajadas de vento que poderiam provocar situações indesejáveis. Foram utilizadas estampas subtis para evitar que possíveis manchas fossem visíveis, e havia até almofadas removíveis nas axilas para esconder a transpiração. Para viagens ao estrangeiro, os trajes foram concebidos para elogiar subtilmente os costumes e a cultura do país anfitrião.
As luvas brancas, fabricadas sempre por Cornelia James, por vezes mudavam várias vezes ao dia, e os chapéus ancorados com alfinetes a condizer eram coordenados com um sapato Rayne ou Anello & Davide de meio salto (alargados por algum funcionário e eram regularmente reparados). Para finalizar, a Rainha utilizava uma mala de couro pequena Launer.
Em entrevista à Times em 2012, Stewart Parvin, que desenhava roupa para a Rainha desde 2000, revelou que as roupas eram arquivadas por nome e catalogadas de acordo com o local onde ela as tinha usado e com quem se tinha encontrado. “É por isso que as pessoas pensam que ela veste as coisas só uma vez, porque existe este tipo de sistema”, disse Parvin. “Se ela fosse encontrar-se com o Presidente Obama, não vestiria o mesmo vestido”.
No entanto, também havia frivolidade. No Royal Variety Performance em novembro de 1999, por exemplo, a Rainha usou um corpete e mangas de arlequim com lantejoulas multicoloridas e uma saia amarela arrojada, que entusiasmou os paparazzi. E depois, houve ainda o conjunto verde-lima brilhante usado para uma aparição na varanda no desfile Trooping the Color, em celebração do seu 90º aniversário.
Em privado, Isabel, uma equitadora e dona de cavalos de corrida, preferia tons neutros. Lã cardada, botas e roupa impermeáveis eram acessorizadas com o lenço triangular de seda característico. Durante as férias de família e eventos oficiais no Castelo de Balmoral, na Escócia, a Rainha usava orgulhosamente o tartan de Balmoral desenhado pelo Príncipe Alberto, o seu tetravô.
Saber que a ganga não era um tecido a ser usado pela Rainha é saber que esta era uma mulher que nunca tirava um dia de descanso de uma conversa contínua não verbal com os seus súbditos: Uma conversa para aqueles que precisavam de ser tranquilizados, uma declaração para aqueles que procuravam a sua autoridade e uma declaração para todos aqueles que desejavam estabelecer uma ligação a um certo nível com a mulher que usava a coroa.
Esta exibição intencional dos benefícios de um reinado nascido de um progresso subtil, não de uma mudança dramática para chocar ou desestabilizar, pode ser vista como um espectáculo virtuoso na aparência pública. Um que esta monarca se esforçou para transmitir aos membros mais jovens do seu clã.