Quem é quem na Casa de Windsor: a linha de sucessão da Rainha Isabel II

Quem é quem na Casa de Windsor: a linha de sucessão da Rainha Isabel II

Da esquerda: Timothy Laurence; Princesa Ana, Princesa Real; Camilla, Duquesa da Cornualha; Príncipe Carlos, Príncipe de Gales; Rainha Isabel II, Príncipe Luís de Cambridge; Catherine, Duquesa de Cambridge; Princesa Charlotte de Cambridge; Príncipe Jorge de Cambridge; Príncipe William, Duque de Cambridge; Sofia, Condessa de Wessex; e Jaime, Visconde de Severn na varanda do Palácio de Buckingham, Londres, quinta-feira 2 de Junho de 2022, no primeiro de quatro dias de celebrações para assinalar o Jubileu de Platina. (Chris Jackson/Getty Images)

Equipa CNN

A Rainha Britânica Isabel II apareceu quinta-feira na famosa varanda do Palácio de Buckingham com vários membros da sua família como celebrações do seu Jubileu de Platina, que teve início em Londres.

Era o momento que muitos fãs em baixo estavam à espera. No entanto, houve algumas ausências visíveis, na sequência da decisão no mês passado da monarca de que apenas os reais que desempenhavam funções oficiais seriam convidados a juntar-se a si.

Esse convite excluiu o Príncipe Harry - sexto na linha do trono - e Meghan, Duquesa de Sussex - ambos se afastaram dos deveres reais em 2020. Isso também significou que o Príncipe André, que perdeu o seu título de HRH [SAR em português, Sua Alteza Real] em janeiro, também não esteve presente.

Ao lado da Rainha estavam três dos seus filhos, Carlos, Eduardo e Ana. O Príncipe William e Catherine e os seus filhos, assim como vários outros parentes. Assim, se ainda tem dificuldade em decifrar o Conde de Wessex da Princesa Real, aqui está um guia útil de quem-é-quem na Casa de Windsor, por ordem da sua potencial ascensão ao trono.

 

Árvore de sucessão da família real

Rainha Isabel II

A Rainha Isabel II numa audiência com o Presidente da Suíça, Ignazio Cassis, no Castelo de Windsor, no dia 28 de Abril de 2022.

Nascida em: 21 de Abril de 1926

O que saber: nascida em terceiro lugar na linha do trono, foi batizada como Princesa Isabel Alexandra Maria em referência à sua mãe Rainha Isabel; à sua bisavó paterna Rainha Alexandra; e à sua avó paterna Rainha Maria.

O Príncipe Alberto, mais tarde Rei Jorge VI, sente-se orgulhosamente com a sua pequena filha e futura monarca, Isabel

A Rainha é a sexta mulher a ascender ao trono britânico e o monarca reinante há mais tempo. Em setembro de 2015, ela superou o recorde estabelecido pela sua tataravó Rainha Vitória, que governou durante 63 anos e sete meses.

Casou com o seu terceiro primo, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, em novembro de 1947. Tal como a Rainha Isabel II, foi tataraneto da Rainha Vitória.

O Príncipe Filipe morreu com a idade de 99 anos em Abril de 2021.

Mais parentes importantes: a sua irmã mais nova, a Princesa Margaret, que morreu em 2002.

Carlos, Príncipe de Gales


Nascido em: 14 de Novembro de 1948

O que saber: primeiro na linha de sucessão, o Príncipe Carlos é o monarca britânico mais antigo a servir; é o herdeiro aparente desde os três anos de idade.

Presidente do The Prince's Trust e da Royal Shakespeare Company, e presidente ou patrono de mais de 400 organizações de caridade, o Príncipe de Gales foi o primeiro herdeiro real a obter um diploma universitário.

Mais familiares importantes: Diana, Princesa do País de Gales, com quem foi casado de 1981 a 1996. Tiveram dois filhos juntos: os príncipes Guilherme e Harry.

Diana morreu em 1997 depois de um acidente de automóvel em Paris, ao lado do seu namorado, Dodi Fayed, e do motorista Henri Paul.

Em 2005, o Príncipe de Gales casou com Camilla, a Duquesa da Cornualha.

Príncipe William, Duque de Cambridge

Nascido em: 21 de Junho de 1982

O que saber: o Príncipe William, segundo na linha do trono depois do seu pai, o Príncipe Carlos, alcançou o mais alto grau de instrução - Mestre de Artes - de qualquer membro da família real.

Serviu no exército de 2006 a 2013, participando em mais de 150 operações de busca e salvamento de helicópteros.

Mais familiares importantes: Catherine, Duquesa de Cambridge, com quem casou em 2011. O casal tem três filhos juntos: Príncipe Jorge, 8; Princesa Charlotte, 7; e Príncipe Luís, 4.


A residência oficial da família é o Palácio Kensington.

Príncipe George, Duque de Cambridge

Nascido em: 22 de Julho de 2013

O que saber: quando o Príncipe George chegou, tornou-se o terceiro na fila para herdar o trono. Se tudo correr como planeado e ele se tornar rei depois do reinado do seu avô Príncipe Carlos e do seu pai Príncipe Guilherme, George será o 43º monarca desde Guilherme, o Conquistador.

Mas, por agora, ele ainda está a aperfeiçoar a sua educação: George frequenta actualmente a escola Battersea de Thomas, no sul de Londres, juntamente com a sua irmã mais nova, a Princesa Charlotte.

Da esquerda para a direita: James, Visconde de Severn, Lady Louise, Mia Tindall, Princesa Charlotte (ao colo da rainha), Savannah Phillips, príncipe George e Isla Phillips [Fotos: Annie Leibovitz]

Princesa Charlotte de Cambridge

Nascida em: 2 de Maio de 2015

O que saber: Quarta na linha do trono, a princesa Charlotte nasceu numa era mais equitativa: Em 2011, a monarquia britânica aboliu uma regra que dava preferência aos herdeiros masculinos em detrimento das suas irmãs na linha de sucessão.

Príncipe Luís de Cambridge

Nascido em: 23 de Abril de 2018

O que saber: O Príncipe Louis, quinto na fila para o trono, chegou durante uma época movimentada para a família real; nasceu apenas semanas antes do casamento do Príncipe Harry e Meghan, em 2018.

Como é tradição, um cavalete dourado com um aviso emoldurado anunciando o nascimento foi colocado em exposição em frente ao Palácio de Buckingham nessa tarde.

A prática de colocar um boletim por ocasião de um nascimento real remonta pelo menos a 1837, quando o Palácio de Buckingham se tornou a residência oficial do monarca britânico.
 

Príncipe Harry, Duque de Sussex

Nascido em: 15 de Setembro de 1984

O que saber: sexto na linha do trono, o Príncipe Harry também treinou nas forças armadas. Em 2008, o Ministério da Defesa britânico anunciou que Harry tinha servido secretamente no Afeganistão com a sua unidade do Exército numa missão de quatro meses desde Dezembro de 2007.

Foi rapidamente retirado por razões de segurança, mas regressou mais tarde como piloto de helicóptero Apache em 2012. Em 2015, após quase uma década de serviço, anunciou que abandonaria as forças armadas.

O Duque de Sussex é também o fundador dos Jogos Invictus, uma competição desportiva internacional para homens e mulheres feridos. Os primeiros jogos foram realizados em Londres, em 2014.

Mais familiares importantes: Meghan, Duquesa de Sussex, com quem casou em 2018. O casal acolheu o seu primeiro filho, Archie Harrison Mountbatten-Windsor, em Maio de 2019. A sua filha, Lilibet "Lili" Diana Mountbatten-Windsor, nasceu em Junho de 2021.

No início de 2020, o casal anunciou que estava a afastar-se das suas funções como membros superiores da família real britânica. Vivem agora nos EUA.

Archie Harrison Mountbatten-Windsor

Nascido em: 6 de Maio de 2019

O que saber: num marco significativo em toda a Commonwealth e na sociedade britânica, o bebé Archie fez história ao tornar-se a primeira criança britânica biracial da família real.

Sendo o sétimo na linha do trono, ele não se qualifica imediatamente para o título de príncipe - e o Palácio de Buckingham disse à CNN na altura do nascimento de Archie que os seus pais, o Duque e a Duquesa de Sussex, optaram por não usar qualquer título para o seu filho.

Quando o Príncipe Carlos se tornar Rei, o filho do Príncipe Harry será elegível para se tornar Sua Alteza Real o Príncipe Archie Harrison Mountbatten-Windsor.

Lilibet 'Lili' Diana Mountbatten-Windsor

Nascida em: 4 de Junho de 2021

O que saber: Lilibet "Lili" Diana Mountbatten-Windsor nasceu em Santa Bárbara, Califórnia, em Junho de 2021, na sequência da decisão dos seus pais, Harry e Meghan, de se afastarem da vida real no Reino Unido e se mudarem para os EUA.

O seu nome invulgar é uma homenagem à sua bisavó, a Rainha -- Lilibet é o seu apelido de família. O nome do meio da bebé Lili, Diana, "foi escolhido para homenagear a sua amada falecida avó, A Princesa de Gales", anunciou o Duque e a Duquesa de Sussex numa declaração.

Oitavo na linha do trono, o 11º bisneto da Rainha é o real mais sénior na linha de sucessão a ter nascido no estrangeiro.

Príncipe Andrew, Duque de York

Nascido em: 19 de fevereiro de 1960

O que saber: o Príncipe André é o terceiro dos quatro filhos da Rainha, e o nono na linha do trono britânico. Ele serviu na Marinha Real Britânica durante 22 anos e foi piloto de helicóptero durante a Guerra das Malvinas.

Em 2019, o Príncipe anunciou que iria recuar dos seus deveres públicos após uma controversa entrevista na qual negou alegações de que tinha tido relações sexuais com uma mulher menor de idade que disse ter sido traficada pelo agressor sexual Jeffrey Epstein.

Andrew, que tem estado sob intenso escrutínio por causa das décadas de amizade com Epstein, disse numa declaração anunciando a sua decisão que a associação se tornou "uma grande perturbação no trabalho da minha família e no valioso trabalho em curso nas muitas organizações e instituições de caridade que me orgulho de apoiar".

Mesmo sendo ainda um príncipe, Andrew já não tem um papel oficial.

Mais parentes importantes: Sarah Ferguson, a Duquesa de York, com quem Andrew casou em 1986.

Sarah e André tiveram dois filhos juntos - a Princesa Beatriz e a Princesa Eugenie - antes de um divórcio de grande relevância em 1996.

Princesa Beatrice

Nascida em: 8 de Agosto de 1988

O que saber: a princesa Beatrice, décima na linha de sucessão ao trono britânico, casou com o especialista imobiliário Edoardo Mapelli Mozzi numa cerimónia privada em Julho de 2020. O casamento foi um acontecimento significativo em que participaram a Rainha, o Duque de Edimburgo e familiares próximos, para assegurar o cumprimento das diretrizes da Covid-19 na altura.

Em Setembro de 2021, ela deu à luz a filha Sienna Elizabeth Mapelli Mozzi, que se tornou no 11º na linha do trono.

Beatrice, 33 anos, tem um título real mas trabalha regularmente, a tempo inteiro, como vice-presidente de parcerias e estratégia na empresa tecnológica Afiniti.

Princesa Eugenie

Nascida em: 23 de Março de 1990

O que saber: a irmã mais nova de York é a 12ª na linha de sucessão, e, depois do seu primo Príncipe Harry, foi a segunda real a organizar um casamento enorme em 2018.

Ela casou com Jack Brooksbank, um embaixador da marca Casamigos tequila, que foi fundada por George Clooney e Rande Gerber, marido da supermodelo Cindy Crawford. Tal como a sua irmã, a Princesa Eugenie tem um trabalho bastante quotidiano: Ela trabalha como directora da galeria de arte Hauser & Wirth em Londres.

Em Fevereiro, deu à luz o seu filho August Philip Hawke Brooksbank, que é o 13º na fila para o trono.

Príncipe Eduardo, Conde de Wessex

Nascido em: 10 de Março de 1964

O que saber: Filho mais novo da Rainha Isabel II e do Príncipe Filipe, o Príncipe Eduardo é o 14º na linha do trono britânico. É actualmente um membro trabalhador a tempo inteiro da família real. O Príncipe Eduardo formou-se anteriormente como cadete nos Royal Marines e trabalhou como produtor teatral e televisivo.

Mais parentes importantes: Sophie, Condessa de Wessex, com quem o Príncipe Eduardo se casou em 1999. O casal tem dois filhos juntos, Lady Louise Windsor e James, Visconde Severn.

James, Visconde Severn

Nascido em: 17 de Dezembro de 2007

O que saber: apesar de ser mais jovem do que a sua irmã Lady Louise Windsor, o Visconde Severn está à sua frente na linha de sucessão por causa da regra anterior que via a monarquia britânica favorecer os herdeiros masculinos em detrimento das suas irmãs. Ele é o 15º na linha de sucessão do trono.

Lady Louise Windsor

Nascida em: 8 de Novembro de 2003

O que saber: a criança mais velha do Conde e Condessa de Wessex, Lady Louise Windsor está agora em 16º lugar na linha do trono. Os seus pais escolheram títulos reais mais subjugados e, com a permissão da Rainha, deram aos seus filhos títulos ao estilo de um conde em vez de príncipe e princesa, de acordo com o The Independent.

Ana, a Princesa Real

Nascido em: 15 de Agosto de 1950

O que saber: segunda filha e única filha da Rainha Isabel II e do Príncipe Filipe, Ana era a terceira na linha de sucessão à nascença - mas hoje ela é a nº 17, atrás dos seus irmãos e dos seus filhos e netos.

Amplamente conhecida como uma cavaleira, a Princesa Real competiu como cavaleira nos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976 - apenas dois anos depois de sobreviver a uma tentativa de rapto. Hoje ela faz parte do Comité Olímpico Internacional, além de servir várias organizações de caridade.

Mais familiares importantes: Capitão Mark Phillips, o primeiro marido da Princesa Real, com quem ela tem dois filhos: Peter e Zara. Phillips, um oficial do exército, foi um plebeu que recusou receber um título real; Anne também recusou a oferta da sua mãe para dar títulos a Peter e Zara.

Anne e o Capitão Mark divorciaram-se em 1992, e a Princesa Real casou com o oficial da Marinha Real Timothy Laurence nesse mesmo ano.