O Psicólogo Responde: Quais os hábitos a ter para ter uma saúde mental saudável?
Saúde mental

O Psicólogo Responde: Quais os hábitos a ter para ter uma saúde mental saudável?

O Psicólogo Responde é uma rubrica sobre saúde mental para ler todas as semanas. Tem comentários ou sugestões? Escreva para opsicologoresponde@cnnportugal.pt

Miguel Arriaga
Psicólogo e membro damOrdem dos Psicólogos Portugueses

A saúde mental e física estão profundamente interligadas, num ecossistema dinâmico onde as diferentes ações impactam diretamente entre si e os comportamentos e o estilo de vida são fatores determinantes para o bem-estar geral. A ciência mostra que as nossas escolhas diárias, como a prática regular de atividade física, a adoção de uma alimentação equilibrada e o estabelecimento de rotinas saudáveis de sono, não só ajudam a prevenir doenças, como também desempenham um papel fundamental na promoção do nosso bem-estar psicológico.

Os comportamentos positivos (estilo de vida saudável) influenciam diretamente os sistemas do corpo, regulando hormonas e neurotransmissores, como a serotonina e o cortisol, que estão associados à gestão do stresse e ao humor. Por outro lado, comportamentos prejudiciais, como o sedentarismo ou uma dieta inadequada, podem agravar ou até desencadear condições de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Com a chegada do Ano Novo, surge uma nova oportunidade, simbólica, mas que permite refletir sobre os nossos hábitos e iniciar mudanças positivas. Este momento de renovação é uma oportunidade para adotar práticas que promovam um estilo de vida mais saudável, contribuindo para uma melhor saúde mental e física. Pequenas mudanças, como as apresentadas de seguida, e quando mantidas de forma consistente, podem gerar um impacto importante a longo prazo.

  • Prática regular de exercício físico

    A atividade física é essencial para melhorar a circulação no cérebro e equilibrar neurotransmissores associados ao bem-estar, como a dopamina. Além disso, reduz sintomas de ansiedade e depressão, sendo amplamente recomendada por profissionais de saúde mental.
     
  • Alimentação equilibrada

    Uma dieta rica em nutrientes como ácidos gordos ómega-3, vitaminas e minerais apoia a saúde mental e está associada a um menor risco de perturbações mentais. Um padrão alimentar saudável contribui para um melhor controlo emocional e bom desempenho cognitivo.
     
  • Sono de qualidade

    A privação de sono afeta negativamente o humor e a capacidade de lidar com desafios do dia-a-dia. Estabelecer uma rotina de sono consistente e evitar estímulos como ecrãs antes de dormir ajuda a melhorar a qualidade do descanso.
     
  • Relações sociais

    As relações sociais são essenciais para combater a solidão e promover a resiliência emocional. Partilhar experiências com amigos ou familiares, ou mesmo participar em atividades comunitárias, reforça o sentido de pertença e reduz o stresse emocional.
     
  • Práticas de relaxamento

    A meditação, respiração profunda e yoga são técnicas conhecidas por ajudar a reduzir o stresse. Estas práticas são eficazes para manter o equilíbrio emocional em situações de maior exigência psicológica.

Manter um estilo de vida saudável é assim importante para a promoção de uma boa saúde. Uma mudança para um estilo de vida saudável pode prevenir doenças, promover o equilíbrio emocional e melhorar a nossa qualidade de vida.

Começar por definir pequenas etapas e transformá-las em rotinas pode ser uma estratégia para promover mudanças no comportamento. Mudanças progressivas e que consigamos alcançar aumentam a probabilidade de sucesso e de manter o comportamento ao longo do tempo.

VEJA TAMBÉM:

Scroll top