Na casa dos animais não há apenas cães e gatos. Há patos, gansos, papagaios... todos à espera de quem os queira
CNN Portugal

Na casa dos animais não há apenas cães e gatos. Há patos, gansos, papagaios... todos à espera de quem os queira

Reportagem multimédia CNN Portugal

No Dia Internacional do Animal Abandonado, a CNN Portugal conhece os hóspedes de quatro patas da Casa dos Animais de Lisboa

 

Patrícia Pires | Sofia Marvão

15 ago 2024
1
2

A Casa dos Animais de Lisboa (CAL) é o Centro de Recolha oficial da cidade. Animais recolhidos das ruas, e não só, chegam aqui todos os dias. Dentro das instalações vivem cerca de 150 cães e entre 80 e 90 gatos. No exterior há uma colónia de gatos, com 90 animais, que também está ao cuidado da CAL. São 55 funcionários, com o apoio de voluntários, a garantir que todos recebem o que precisam.

3
4

Embora os gatos sejam mais rapidamente adotados devido ao seu menor grau de exigência em ambiente doméstico, nomeadamente nos passeios e férias, várias famílias escolhem cães dóceis e pequenos. Por outro lado, a adoção torna-se mais difícil à medida que a sua corpulência e idade vão aumentando. Há animais que ali residem há já 10 anos.

5

Todos os animais adotados na CAL são gratuitamente esterilizados, identificados eletronicamente, registados na base de dados, vacinados e desparasitados. Têm ainda direito a um boletim sanitário e apoio médico gratuito durante as quatro semanas seguintes.

Casa dos Animais Lisboa 3
6

Para auxiliar os adotantes, o centro assinou o contrato-programa Vet na Rua com a associação Animal Life, possibilitando um apoio integrado social e animal às famílias, e um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários, que atribui um cheque a pessoas economicamente vulneráveis destinado ao tratamento dos seus animais.

7
Casa dos Animais
8

Muitos chegam à CAL devido a problemas de comportamento, mas não só. Há questões físicas, como doenças dermatológicas, oncológicas, dermatites alérgicas, e até histórias de sobrevivência em circunstâncias surpreendentes. Vários são os casos em que os animais precisam de tratamentos e os cuidadores demitem-se do seu papel. Um dos maiores desafios é também mantê-los psicologicamente estabilizados. Estão fechados em ‘boxs’ e precisam de passear, socializar e uma vez que são esterilizados há tendência para engordarem.

9
Casa dos Animais de Lisboa
10

Pela Casa dos Animais de Lisboa não passam só cães e gatos. São a maioria, mas há hóspedes inesperados de quando em quando. Aqui também recebem tratamento e acompanhamento patos, gansos, galinhas, pavões, papagaios e outro tipo de aves. Há vários nos jardins de Lisboa. E das penas aos pelos: porquinhos-da-índia ou hamsters, mas também uma ovelha ou um bode. E estes são apenas alguns exemplos.

Casa dos Animais de Lisboa
11

Além das pessoas que se inscrevem como voluntários, a CAL conta com o apoio de algumas universidades parceiras e com a plataforma Erasmus Student Network, da qual fazem parte internacionais que estão a estudar em Portugal. Há ainda um programa com idosos do Lar de cegos Nossa Senhora da Saúde. Neste caso, ganham os idosos e os patudos.

12
13

Qualquer pessoa maior de idade pode inscrever-se para ajudar no centro de recolha, não escapando a uma entrevista inicial e a um procedimento burocrático que garante, por exemplo, a existência de um seguro. Os recém-chegados são sujeitos a uma fase de acolhimento e integração para conhecerem bem os animais. Cada um tem o seu feitio e manias, mas todos precisam de socializar.

14
15
Filipa Gomes Casa dos Animais 2
16

Filipa não trabalha e passa parte do seu dia na Casa dos Animais. Tem uma ligação especial com os hóspedes de quatro patas. Ela própria já adotou gatos e cães da CAL. O último que levou, há cerca de um mês, foi um gato com os dentes caninos saídos e que parece um “draculazinho”. Tal como Kathy ou o Senhor Henriques, é um gato diferente que ninguém adotava. Esteve anos à espera.

17
18

Todos os animais são fotografados e as suas histórias escritas. Cada um fica com um QRcode e quem estiver interessado encontra ali toda a informação sobre o animal. Os voluntários desempenham aqui um papel fundamental e são essenciais na socialização de quem procura uma casa para sempre. Mais do que aprenderem truques, os animais aprendem a não estranhar as visitas e a serem dóceis. Nas instalações da Casa dos Animais os animais para adoção estão identificados e no site da Câmara Municipal da Lisboa também há uma área com toda a informação disponível.

19
Casa dos Animais de Lisboa
20

O que mais se deseja na Casa do Animais de Lisboa é que este seja um teto temporário. Um local de passagem. Mas todos os que ficam mais de seis meses sem ser adotados, depois acabam por ficar anos. Esta será a média. E o que devia ser pouco, torna-se o sempre. O Félix e os amigos, o Senhor Henriques e a Kathy são apenas três histórias. E todos, têm um passado. Às vezes pesado. Mas o melhor dos animais é que esquecem, esquecem rápido. E amam pedindo pouco. Eles não são prendas, são seres vivos – que sentem da sua maneira - e são uma responsabilidade para a vida. Em troca, amizade, companhia, fidelidade e amor. Eterno enquanto dure.

CNN Portugal
Regressar à página principal.
COPYRIGHT © 2024 IOL.PT