CNN
Branded Content
EDP Surf For Tomorrow: o surf do futuro em águas do presente

EDP Surf For Tomorrow: o surf do futuro em águas do presente

A EDP assume como missão a melhoria contínua da sua pegada ecológica. Num projeto onde o surf é a modalidade de destaque, a aposta na formação de surfistas, protetores dos oceanos, faz do EDP Surf for Tomorrow uma garantia de um caminho rumo ao equilíbrio e à sustentabilidade do planeta.

De todos os elementos, a água é dos primeiros que associamos à história da EDP, que aposta na produção hídrica há várias décadas em Portugal, Espanha e Brasil. Talvez por esta razão também assistimos há já algum tempo à ligação da empresa ao surf e, à aposta no crescimento da modalidade. 


Mais recentemente esta aposta tomou forma num projeto que assenta no desenvolvimento do futuro. O EDP Surf for Tomorrow é um projeto pensado para a promoção do surf ibérico no circuito mundial. A cinco jovens promessas do surf,  com muita vontade de aprender e cimentar conhecimentos, foram dadas as condições para que possam aprender com um treinador de estrelas e prepararem-se para competir em circuitos internacionais, levando o surf ibérico cada vez mais longe, reforçando também a dimensão da sustentabilidade e preservação dos mares que este desporto semeia. 
 

01
O EDP Surf for Tomorrow traz o futuro hoje

Um país onde o mar é rei e as praias ditam a paisagem, com uma costa com mais de 900 km só em Portugal continental, fazem deste território uma fonte de promessas para o surf mundial, que em breve poderão ser nomes internacionalmente conhecidos. Pelo menos é esta a grande aposta da EDP que o faz não só em Portugal, mas também em Espanha.
Estão assim lançadas as cartas para criar o futuro, começando já hoje. A aposta na formação e a possibilidade de treinarem é estratégica no projeto, pois só assim se criam as condições para os cinco jovens ibéricos, com provas dadas mas ainda em evolução, conseguirem alcançar resultados históricos no surf profissional. Esta premissa de contínua formação faz parte do ADN da EDP - ‘Changing Tomorrow Now’ – É este afinal o mote que move a empresa, certa de que é preciso começar hoje a garantir que o futuro será sustentável. 
 

02
Os sonhos nunca desistem de nós

A equipa continua a dar o tudo por tudo para se tornarem os melhores surfistas do mundo.
Uma nova atleta juntou-se à equipa que será liderada pelo Zé Seabra ao longo de todas as competições. Começamos no Pro Junior em Casablanca, Marrocos.
Não percas!
 

EDP SURF FOR TOMORROW EP01

04
Ondas internacionais

O projeto já vai na segunda edição, mas se espreitarmos até aqui, sabemos que os cinco jovens do EDP Surf for Tomorrow têm tido oportunidade de surfar nas principais capitais do surf. Participaram até hoje em estágios internacionais em Marrocos, África do Sul, França, Indonésia e Havai. Para além das ondas, tiveram oportunidade de conhecer melhor as cidades e a cultura envolvente, sempre sob a mentoria e formação intensa levada a cabo por uma equipa técnica especializada que conta com referências do surf nacional como Tiago Pires e José Seabra. Já este ano, marcaram também presença em circuitos juniores e, em circuitos mundiais onde competiram em Espanha, França e Portugal. 

05
Vida Selvagem

Mantém-te a par dos altos e baixos da equipa nas suas incríveis aventuras, desta vez na África do Sul. Junta-te a nós neste episódio imperdível.

EDP SURF FOR TOMORROW EP2

 

 

07
A acompanhar as ondas

O EDP Surf for Tomorrow é um projeto único com um carácter formativo muito importante e exemplar no nosso país. Fazia, portanto, todo o sentido criar uma estratégia de promoção ao projeto que ajudasse a contar esta história. Não só a do projeto, mas a experiência de cada um destes jovens, as suas conquistas, as derrotas e mais importante, o seu crescimento cada vez mais notório ao longo do projeto. 
Foi por isso lançado um documentário que, na primeira edição, registou o maior número de visualizações a nível mundial dentro do setor e, a segunda temporada está a estrear na televisão nacional na CNN Portugal. Pode também ser visionado aqui.
 

08
Confia no Processo

Depois de um intenso estágio na África do Sul, estão com os níveis de energia no máximo.
Fica a conhecer um bocadinho mais os irmãos Odriozola e os seus planos para o futuro mais próximo.
Terás também mais resultados incríveis, um episódio com muitas surpresa. Não percas!
 

EDP SURF FOR TOMORROW EP3

10
Open Sessions para todos

Cuidar, promover, garantir, a todos. É este o mote do Open Sessions, um programa que proporciona a crianças institucionalizadas a oportunidade de experimentarem surf durante um dia, onde há abertura para quem o quiser experimentar, sem exceções. Em 2022, a EDP realizou a terceira edição destas sessões e, nesses dias, o surf esteve também disponível para crianças com limitações físicas. Trata-se de um projeto de responsabilidade social, que promove a inclusão, a prática desportiva, o mar e a solidariedade. Estas sessões aconteceram em Portugal e Espanha e têm como objetivo aproximar jovens do surf tornando a modalidade acessível a mais pessoas. São já 900 as crianças que puderam, por um dia, ter uma experiência única.

12
Sustentabilidade e responsabilidade

Projetos como estes assentam no cuidado com a sustentabilidade. Um termo lato que, para a empresa, implica liderar a transição energética, desenvolvendo mais projetos renováveis e sem emissões de carbono e, no campo social, garantir que ninguém fica para trás nesta transição. Essa missão aplica-se também ao último campeonato apoiado pela EDP em Portugal – o EDP Vissla Pro Ericeira - onde foi criada a iniciativa “Donate for Tomorrow”. Esta proporciona uma segunda vida a material de surf utilizado, desde que esteja em boas condições (fatos, pranchas e outros acessórios). Foram recolhidos neste campeonato cerca de 60 artigos de material de surf, doados pela EDP a instituições locais, para utilização por parte de crianças carenciadas. 

Assim, só podemos ambicionar que o futuro seja também assente na sustentabilidade, na responsabilidade social, no equilíbrio entre o ambiente e o ser humano e, acima de tudo, repleto de possibilidades geradas por mais projetos e iniciativas destas, que possam vir a proporcionar oportunidades a quem pode desenhar um futuro cada vez mais justo e brilhante, para si e para o Planeta. 
 

14
Ondas Imperdíveis

Clique no mapa e descubra onde pode encontrar as melhores ondas da Península Ibérica.

 
o hoje trouxe o amanhã

EDP Surf for Tomorrow: o hoje trouxe o amanhã

A segunda edição do EDP Surf For Tomorrow terminou dia 20 de Janeiro, garantindo estágios internacionais, formações intensivas e participação em competições nas principais capitais do surf a todos os participantes. Ao longo desta temporada, os jovens talentos revelaram estar à altura de ondas cada vez maiores e mais fortes, mesmo durante etapas mais desafiantes.

Este projeto, lançado em 2021, veio alterar o panorama da formação de surf em Portugal. A EDP apostou no Surf For Tomorrow com o objetivo de dar mais condições de formação às camadas mais jovens do surf, que inevitavelmente terão um papel relevante no futuro da modalidade.

Changing Tomorrow Now:

Esta é a narrativa que traduz a marca EDP e, por isso, a marca apoia e desenvolve projetos que representam a energia das fontes renováveis com que produz energia limpa. Para a energia da água, foi criado o EDP Surf for Tomorrow, que na primeira edição levou cinco jovens surfistas ibéricos, dos 13 aos 17 anos, já com provas dadas na modalidade, a um programa imersivo de treino intenso, mentoria, acompanhamento físico, nutricional e psicológico. Juntos, tiveram a oportunidade de surfar as ondas de algumas das principais capitais do surf. Para documentar este programa único em Portugal, esta equipa ibérica foi permanentemente acompanhada por uma equipa que desenvolveu um documentário sobre o EDP Surf for Tomorrow, um dos conteúdos mais vistos na indústria nos últimos tempos. Pode assistir aos episódios já publicados neste link. 

17
EDP Surf For Tomorrow: segunda edição

As cinco jovens promessas surfaram mais e para mais longe, garantindo resultados vencedores nestas ondas rumo a um surf digno de campeões. No final da primeira temporada de formação, a EDP manteve o seu apoio a um programa que levou nomes ibéricos a alguns dos mais importantes campeonatos de juniores da competição.

18
A Equipa que sonha

Equipa que sonha
Equipa que sonha

Conhecer melhor a equipa que nos faz sonhar com um surf cada vez mais desafiante é parte da viagem. 

Kai e Hans Odriozola são dois irmãos oriundos também do País Basco e ambos promessas do surf. O mais velho, Kai, de 17 anos, é dono de uma habilidade natural, destacando-se na nova geração do surf europeu e apresentando um estilo bastante fluído e radical. É detentor de vários títulos juniores, nacionais e internacionais, sendo o mais recente o primeiro lugar no campeonato sub-18, com a medalha de ouro, em representação da seleção de Espanha. Conta à CNN que no EDP Surf for Tomorrow “além das possibilidades que nos dão para viajarmos pelo mundo, trouxe muitas aprendizagens que tenho aplicado no meu surf e quotidiano. Acredito que está a dar resultados”.

Hans Odriozola
Hans Odriozola

Hans, com apenas 15 anos e desde os 13 na equipa, revela uma maturidade e habilidade técnica próprias da evolução de um novo tipo de surf. Hans é o protótipo do futuro do surf altamente inovador, e acrescenta que

o surf na realidade é um desporto muito individualista e por isso é muito especial sentir que fazemos parte de uma equipa. Damos apoio uns aos outros, partilhamos experiências e somos amigos. Mas ao mesmo tempo queremos ser o surfista em destaque da equipa. Por isso existe sempre um ambiente de rivalidade saudável que nos faz evoluir a todos”, refletindo o ambiente que se vive no EDP Surf for Tomorrow. 

A equipa que sonha
A equipa que sonha

Matias Canhoto nasceu em Peniche e com apenas 15 anos revela também ser uma promessa que pode vir a tornar-se num dos melhores surfistas da sua geração. Com muito talento e uma técnica invejável, Matias desempenha várias habilidades com uma prancha nos pés, que já lhe garantiram vários títulos nos escalões jovens, incluindo os títulos de campeão nacional sub-16, nesta última época, e sub-14, sub-12 e sub-10. Apesar de algumas contrariedades, seriedade e disciplina são os motores que Matias usa para revelar o seu potencial. Matias sublinha que ter tido oportunidade de integrar o EDP Surf for Tomorrow desde o início o deixou muito entusiasmado.

(...)Ter a possibilidade de treinar com estas condições e em conjunto com outros surfistas tão talentosos é algo que tem ajudado muito na minha evolução.”

Gabriela Dinis, de 18 anos, começou a surfar no Estoril e em 2020 foi a grande revelação do surf nacional, competindo com as melhores surfistas do circuito aberto. A atleta, que se juntou ao EDP Surf for Tomorrow logo na primeira edição, está atualmente no primeiro ano da faculdade e, no final desta segunda temporada, abandonou a equipa para se concentrar nos estudos. 

Mentor José Seabra
Mentor José Seabra

21
O mentor e a sua equipa

Zé Seabra, o treinador e mentor da equipa do EDP Surf For Tomorrow, não hesita em afirmar que este grupo nasceu para competir e que tudo o que aprendem nas sessões de treino do projeto serve para aplicar em cada competição. Zé Seabra descreve a equipa como multifacetada, empenhada e madura, na demonstração das suas potencialidades. Cada elemento não perde a oportunidade de aplicar o que aprendeu, percebendo o que é realmente importante e sem deixar de lado o sucesso escolar. 

22
Novo ano, novas viagens

Na segunda edição deste programa as oportunidades, mas também as expectativas, foram elevadas. A equipa teve oportunidade de treinar em alguns dos locais mais emblemáticos para a prática do surf, como Marrocos, França, África do Sul, Espanha, Portugal e Indonésia, terminando com as ambicionadas ondas do Havai. 

A primeira paragem levou-os até Marrocos, onde conheceram Janire Gonzalez Etxabarri, uma das seniores da equipa que se juntou no segundo ano do EDP Surf for Tomorrow. Com 17 anos, é de Zumaia, no País Basco, e tri campeã europeia júnior. A atleta demonstra ser um talento que trabalha com disciplina, de forma comprometida e séria. Revela em entrevista que com a participação no EDP Sur for Tomorrow “(...) tenho crescido bastante como atleta, principalmente através dos ensinamentos do nosso treinador José Seabra, pelos testemunhos que o Tiago Pires nos passa e, claro, pelas viagens que fazemos, que nos permitem trabalhar de forma muito intensa no lado mais técnico do nosso surf.”
A jovem surfista refere no primeiro episódio do documentário que é muito gratificante participar num projeto 100% comprometido com os atletas e com a prática de um desporto como o surf. 

Seguiu-se a Galiza e mais tarde participaram no primeiro campo internacional de treino em Jeffrey 's Bay, na África do Sul. 
Participaram em competições como o Pro Junior Circuit, por exemplo. O segundo campo Internacional foi em Mentawaii, na Indonésia, onde surfaram uma enorme variedade de ondas perfeitas - esquerdas, direitas, pequenas e grandes. 

24
O Paraíso das Mentawaii

Bem-vindos às Mentawaii! Vem com a equipa e surfa as ondas deste destino espetacular. Cria uma ligação com o oceano e vê os miúdos a alcançar o seu objetivo. Fica atento!

EDP SURF FOR TOMORROW EP4

Competiram também no Rip Curl Pro Anglet 2022 em França, marcaram presença no EDP Vissla Pro Ericeira e terminaram o ano no Havai. Aqui conheceram os temidos supertubos e o surfista internacional Nic Von Rupp, que contou as dificuldades que enfrentou para chegar ao nível onde só alguns se encontram.

Irmãos Odriozola

Os irmãos Odriozola apostaram na perseverança e determinação ao longo do ano: Kai com sucessivas vitórias nas competições por onde passou e Hans a demonstrar na sua prática diária porque é considerado uma das próximas promessas do surf europeu. Matias enfrentou alguns desafios no seu progresso, mas prometeu continuar a surpreender com o entusiasmo que lhe é natural e que contagia os restantes elementos da equipa. Já Janire reforçou as suas competências e terminou a segunda temporada a garantir que não vai desistir de alcançar os seus objetivos. 

27
A pressão está ON

A equipa está agora em França a preparar-se para novos desafios. Não há lugar para erros. O que mais podemos esperar dos nossos jovens surfistas? Fica atento neste episódio do EDP Surf for Tomorrow.
 

EDP SURF FOR TOMORROW EP5

29
Desafios finais

Para o final desta temporada, a EDP lançou um passatempo que dava a possibilidade a um surfista de fora da equipa de ganhar um Wild Card e acompanhar a equipa Surf For Tomorrow na última viagem de treino, ao Havai. O vencedor do passatempo foi Francisco Ordonhas, que começou a surfar com apenas 5 anos e que, em 2017, se sagrou campeão nacional Sub-12. Já em 2022, foi o português com melhor classificação no ranking final do World Surf League European Junior Tour. O Francisco afirma que “foi um passatempo incrível da EDP, que me permitiu fazer uma viagem muito importante para qualquer surfista, com um team muito competitivo onde puxamos uns pelos outros, tendo sido assim um passatempo muito significante para mim.”

30
Sonhos e objetivos!

O fim da temporada chegou.
A equipa terminará esta aventura no Havai e haverá surpresas muito boas, outras nem tanto. Serão tomadas decisões importantes que poderão mudar o rumo dos nossos surfers. Não percas!
 

EP06_EDP_SURF
Sonhos e Objetivos
Sonhos e Objetivos

No sexto e último episódio do documentário, a equipa faz um novo balanço do que já evoluiu e de quais são os próximos objetivos, e Zé Seabra relembra que "este é um projeto que requer um comportamento profissional máximo". Kai agradece toda a experiência que adquiriu ao longo do ano e Janire reforça que trabalharam muito para alcançar os seus sonhos.

33
A equipa responde

À CNN Portugal, e enquanto se preparam para a próxima edição, os atletas falam sobre este programa que mudou as suas ainda curtas carreiras e fazem algumas previsões para o futuro:

Quais as características necessárias para fazer parte da team EDP Surf for Tomorrow?

Acima de tudo muita determinação e disciplina. É claro que o amor pelo surf e paixão pela competição também são fatores importantes. Mas está claro que apenas através de muito trabalho e dedicação se consegue fazer parte deste team.

Janire Gonzalez Etxabarri

Este programa correspondeu ao que tinhas imaginado?

Sem dúvida. E é uma grande sensação quando pensamos nas viagens e treinos planeados e que depois, acabam mesmo por ser uma realidade.

Matias Canhoto

Achas que o Surf For Tomorrow tem sido essencial na tua formação e na tua evolução enquanto surfista?

Acho que são claras as vantagens. O nosso treinador está sempre a testar os nossos limites e temos acesso a muitos estágios onde podemos treinar em grandes ondas. Sinto que tenho evoluído bastante.

Hans Odriozola

Quais eram os teus objetivos nesta viagem para surfar no Havai, depois de teres ganho o passatempo surf for tomorrow? Havia algo que quisesses mesmo aproveitar para trabalhar com o Zé e restante equipa?

O meu objetivo nesta viagem era melhorar o meu surf em ondas maiores e mais poderosas, o que consegui, pois apanhámos ondas muito boas para trabalhar estes aspetos técnicos.

Francisco Ordonhas

Com as valências que retiraste do Surf For Tomorrow, se pudesses escrever uma carta aberta aos jovens que começam a dar os primeiros passos no surf, que conselhos lhes darias?

Penso que o melhor conselho que se pode dar a um iniciante do surf é que aproveite bem a oportunidade de estar no mar e rodeado da natureza. Nem todos os desportos oferecem esta possibilidade.

Kai Odriozola

35
A EDP e a longa história com a água

A EDP encontra na promoção do surf a analogia da sua ligação de mais de quatro décadas à água. A modalidade representa os valores que a organização defende, nomeadamente a sustentabilidade assente na proteção do planeta e dos oceanos. A EDP está a transformar a sua produção de energia e pretende produzir apenas energia renovável até 2030, sendo a água uma dessas fontes. A empresa está também a investir 24 mil milhões de euros na transição energética até 2025.

Sabia que…
A Janire, o Matias, o Hans e o Kai são as mais jovens promessas ibéricas do surf, que lideram uma nova geração que protege o planeta? A EDP apoia esta nova geração: já está a utilizar a energia da água para ser 100% verde até 2030.

36
O júri que apostou no vencedor

O programa EDP Surf for Tomorrow é um exemplo da promoção do surf português e espanhol, e o passatempo que criou reforçou este conceito, dando a oportunidade a atletas amadores de participarem num dos estágios da equipa.  

Entre os jurados do passatempo destacaram-se: 

  • Tiago Pires
    (“Saca” - primeiro surfista português no WCT)
  • José Seabra
    (Treinador da equipa EDP Surf for Tomorrow)
  • Catarina Barradas
    (Diretora de Marca, EDP)
  • Francisco Spínola
    (Empresário, Surfista, director geral da Liga Mundial de Surf (WSL) para a Europa, África e Médio Oriente)
  • Aritz Aranburu
    (Surfista basco profissional, campeão de Europa em 2007)
Equipa que sonha
Equipa que sonha

37
Os critérios de avaliação do passatempo

  • Atitude e empenho
  • Habilidade técnica 
  • Performance
  • Qualidade e criatividade da edição do clip
  • Motivação no testemunho
     
Scroll top