EDP Surf For Tomorrow: o surf do futuro em águas do presente

EDP Surf For Tomorrow: o surf do futuro em águas do presente

A EDP assume como missão a melhoria contínua da sua pegada ecológica. Num projeto onde o surf é a modalidade de destaque, a aposta na formação de surfistas, protetores dos oceanos, faz do EDP Surf for Tomorrow uma garantia de um caminho rumo ao equilíbrio e à sustentabilidade do planeta.

De todos os elementos, a água é dos primeiros que associamos à história da EDP, que aposta na produção hídrica há várias décadas em Portugal, Espanha e Brasil. Talvez por esta razão também assistimos há já algum tempo à ligação da empresa ao surf e, à aposta no crescimento da modalidade. 


Mais recentemente esta aposta tomou forma num projeto que assenta no desenvolvimento do futuro. O EDP Surf for Tomorrow é um projeto pensado para a promoção do surf ibérico no circuito mundial. A cinco jovens promessas do surf,  com muita vontade de aprender e cimentar conhecimentos, foram dadas as condições para que possam aprender com um treinador de estrelas e prepararem-se para competir em circuitos internacionais, levando o surf ibérico cada vez mais longe, reforçando também a dimensão da sustentabilidade e preservação dos mares que este desporto semeia. 
 

01
O EDP Surf for Tomorrow traz o futuro hoje

Um país onde o mar é rei e as praias ditam a paisagem, com uma costa com mais de 900 km só em Portugal continental, fazem deste território uma fonte de promessas para o surf mundial, que em breve poderão ser nomes internacionalmente conhecidos. Pelo menos é esta a grande aposta da EDP que o faz não só em Portugal, mas também em Espanha.
Estão assim lançadas as cartas para criar o futuro, começando já hoje. A aposta na formação e a possibilidade de treinarem é estratégica no projeto, pois só assim se criam as condições para os cinco jovens ibéricos, com provas dadas mas ainda em evolução, conseguirem alcançar resultados históricos no surf profissional. Esta premissa de contínua formação faz parte do ADN da EDP - ‘Changing Tomorrow Now’ – É este afinal o mote que move a empresa, certa de que é preciso começar hoje a garantir que o futuro será sustentável. 
 

02
Os sonhos nunca desistem de nós

A equipa continua a dar o tudo por tudo para se tornarem os melhores surfistas do mundo.
Uma nova atleta juntou-se à equipa que será liderada pelo Zé Seabra ao longo de todas as competições. Começamos no Pro Junior em Casablanca, Marrocos.
Não percas!
 

EDP SURF FOR TOMORROW EP01

04
Ondas internacionais

O projeto já vai na segunda edição, mas se espreitarmos até aqui, sabemos que os cinco jovens do EDP Surf for Tomorrow têm tido oportunidade de surfar nas principais capitais do surf. Participaram até hoje em estágios internacionais em Marrocos, África do Sul, França, Indonésia e Havai. Para além das ondas, tiveram oportunidade de conhecer melhor as cidades e a cultura envolvente, sempre sob a mentoria e formação intensa levada a cabo por uma equipa técnica especializada que conta com referências do surf nacional como Tiago Pires e José Seabra. Já este ano, marcaram também presença em circuitos juniores e, em circuitos mundiais onde competiram em Espanha, França e Portugal. 

05
Vida Selvagem

Mantém-te a par dos altos e baixos da equipa nas suas incríveis aventuras, desta vez na África do Sul. Junta-te a nós neste episódio imperdível.

EDP SURF FOR TOMORROW EP2

 

 

07
A acompanhar as ondas

O EDP Surf for Tomorrow é um projeto único com um carácter formativo muito importante e exemplar no nosso país. Fazia, portanto, todo o sentido criar uma estratégia de promoção ao projeto que ajudasse a contar esta história. Não só a do projeto, mas a experiência de cada um destes jovens, as suas conquistas, as derrotas e mais importante, o seu crescimento cada vez mais notório ao longo do projeto. 
Foi por isso lançado um documentário que, na primeira edição, registou o maior número de visualizações a nível mundial dentro do setor e, a segunda temporada está a estrear na televisão nacional na CNN Portugal. Pode também ser visionado aqui.
 

08
Confia no Processo

Depois de um intenso estágio na África do Sul, estão com os níveis de energia no máximo.
Fica a conhecer um bocadinho mais os irmãos Odriozola e os seus planos para o futuro mais próximo.
Terás também mais resultados incríveis, um episódio com muitas surpresa. Não percas!
 

EDP SURF FOR TOMORROW EP3

10
Open Sessions para todos

Cuidar, promover, garantir, a todos. É este o mote do Open Sessions, um programa que proporciona a crianças institucionalizadas a oportunidade de experimentarem surf durante um dia, onde há abertura para quem o quiser experimentar, sem exceções. Em 2022, a EDP realizou a terceira edição destas sessões e, nesses dias, o surf esteve também disponível para crianças com limitações físicas. Trata-se de um projeto de responsabilidade social, que promove a inclusão, a prática desportiva, o mar e a solidariedade. Estas sessões aconteceram em Portugal e Espanha e têm como objetivo aproximar jovens do surf tornando a modalidade acessível a mais pessoas. São já 900 as crianças que puderam, por um dia, ter uma experiência única.

12
Sustentabilidade e responsabilidade

Projetos como estes assentam no cuidado com a sustentabilidade. Um termo lato que, para a empresa, implica liderar a transição energética, desenvolvendo mais projetos renováveis e sem emissões de carbono e, no campo social, garantir que ninguém fica para trás nesta transição. Essa missão aplica-se também ao último campeonato apoiado pela EDP em Portugal – o EDP Vissla Pro Ericeira - onde foi criada a iniciativa “Donate for Tomorrow”. Esta proporciona uma segunda vida a material de surf utilizado, desde que esteja em boas condições (fatos, pranchas e outros acessórios). Foram recolhidos neste campeonato cerca de 60 artigos de material de surf, doados pela EDP a instituições locais, para utilização por parte de crianças carenciadas. 

Assim, só podemos ambicionar que o futuro seja também assente na sustentabilidade, na responsabilidade social, no equilíbrio entre o ambiente e o ser humano e, acima de tudo, repleto de possibilidades geradas por mais projetos e iniciativas destas, que possam vir a proporcionar oportunidades a quem pode desenhar um futuro cada vez mais justo e brilhante, para si e para o Planeta. 
 

14
Ondas Imperdíveis

Clique no mapa e descubra onde pode encontrar as melhores ondas da Península Ibérica.