Os dois países mantiveram negociações durante dois dias em Londres. Trump garantiu que a China vai fornecer minerais magnéticos "e todas as terras raras necessárias" aos EUA
China e EUA alcançaram um acordo comercial, anunciou o presidente Donald Trump na sua rede social.
“O NOSSO ACORDO COM A CHINA ESTÁ CONCLUÍDO, SUJEITO À APROVAÇÃO FINAL DO PRESIDENTE XI E DE MIM”, escreveu o presidente americano na Truth Social.
Trump garantiu que a China vai fornecer minerais magnéticos “e todas as terras raras necessárias” aos EUA. Em troca, Washington DC concede em determinadas áreas.
“FORNECEREMOS À CHINA O QUE FOI ACORDADO, INCLUINDO A UTILIZAÇÃO DAS NOSSAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES POR ESTUDANTES CHINESES (O QUE SEMPRE ME AGRADOU!)”, escreveu o líder norte-americano.
“ESTAMOS A RECEBER UM TOTAL DE 55% DE DIREITOS ADUANEIROS, A CHINA ESTÁ A RECEBER 10%. A RELAÇÃO É EXCELENTE!”, completou Trump.
Os dois países mantiveram negociações durante dois dias em Londres. De acordo com o Financial Times, o vice-ministro do Comércio da China, Li Chenggang, descreveu as conversações bilaterais como “racionais, profundas e sinceras”, e afirmou que ambos os lados concordaram em implementar o que foi acordado em maio em Genebra, bem como durante uma chamada entre Xi Jinping e Donald Trump no dia 5 de junho.
Os detalhes do acordo ainda não são conhecidos mas, segundo a Bloomberg, é esperado que os EUA aliviem as restrições à exportação de tecnologias-chave para a China em troca das terras raras.
Após o anúncio, os mercados subiram de forma pouco expressiva. A Bolsa de Shanghai fechou a subir mais de meio ponto percentual, enquanto o Dow Jones regista ganhos de 0,38%.