Exclusivo: Trump afirma que o Hamas enfrentará "destruição total" se insistir em permanecer no poder

CNN , Alejandra Jaramillo
5 out, 18:48
Donald Trump discursa na cerimónia fúnebre de Charlie Kirk (AP)

O presidente Donald Trump disse à CNN que o Hamas enfrentará "destruição total" se o grupo se recusar a ceder o poder e o controlo de Gaza, no meio dos esforços contínuos para levar adiante o seu plano de cessar-fogo.

"Destruição total!", disse Trump a Jake Tapper, da CNN, quando questionado por mensagem de texto no sábado sobre o que aconteceria se o Hamas insistisse em permanecer no poder.

Tapper pressionou o presidente sobre a resposta do Hamas à sua proposta de cessar-fogo de 20 pontos, citando a interpretação do senador Lindsey Graham de que o Hamas havia efetivamente rejeitado o plano ao insistir em “não desarmar, manter Gaza sob controle palestino e vincular a libertação de reféns às negociações”.

“Ele está errado?”, perguntou Tapper.

"Vamos descobrir. Só o tempo dirá!!!", respondeu Trump.

O presidente dos EUA disse que espera esclarecimentos "em breve" sobre se o Hamas está genuinamente comprometido com a paz.

"Sim, Bibi", disse Trump, quando questionado se o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu está totalmente de acordo com o fim da campanha de bombardeamentos em Gaza e apoia a visão mais ampla do presidente.

Trump acrescentou que está esperançoso de que a sua proposta de cessar-fogo se torne realidade e enfatizou que está a trabalhar arduamente para alcançá-la.

No início de sábado, o presidente disse que Israel concordou com a linha de retirada inicial delineada no seu plano de cessar-fogo proposto para Israel e o Hamas.

Numa publicação nas redes sociais, ele disse que o governo agora aguarda a confirmação do Hamas.

Se o Hamas concordar, disse Trump, o cessar-fogo entraria em vigor "imediatamente" e a troca de reféns e prisioneiros teria início.

"Após negociações, Israel concordou com a linha de retirada inicial, que mostrámos e partilhámos com o Hamas. Quando o Hamas confirmar, o cessar-fogo entrará em vigor IMEDIATAMENTE, a troca de reféns e prisioneiros terá início e criaremos as condições para a próxima fase da retirada, que nos aproximará do fim desta CATÁSTROFE DE 3.000 ANOS. Obrigado pela vossa atenção a este assunto e FICAM ATENTOS!”, escreveu Trump no Truth Social.

Trump também disse no sábado que Israel havia suspendido temporariamente os ataques aéreos em Gaza, considerando essa decisão um passo crítico para finalizar um acordo de cessar-fogo e garantir a libertação dos reféns, e alertou o Hamas para agir rapidamente.

No entanto, no início do mesmo dia, a CNN informou que pelo menos 67 pessoas morreram em Gaza devido aos ataques israelenses, de acordo com funcionários hospitalares no enclave.

O presidente revelou na sexta-feira que o Hamas havia respondido positivamente à sua proposta de 20 pontos destinada a pôr fim ao conflito. Em declarações num vídeo publicado no Truth Social, Trump chamou-o de "um grande dia" e descreveu os desenvolvimentos como "sem precedentes".

E.U.A.

Mais E.U.A.