Em resposta, Musk acusou o presidente dos EUA de mentir e recordou uma declaração que Trump realizou em 2013
Parece estar a azedar de forma rápida a relação entre Donald Trump e Elon Musk. Depois de o homem mais rico do mundo ter criticado a "Big Beautiful Bill", um projeto de lei orçamental apoiado por Trump e aprovado na Câmara dos Representantes, o presidente americano diz que está "desapontado" com Musk.
"Estou desapontado. Não sei se vamos continuar a ter uma grande relação", disse esta quinta-feira Trump, que afirmou que Musk não gosta do projeto de lei porque este elimina os créditos fiscais à compra de automóveis elétricos, uma parte das metas ambientais definidas pela administração Biden.
Trump afirmou que Musk "conhecia o projeto de lei melhor do que qualquer pessoa aqui sentada".
"Ele não tinha qualquer problema com a lei. De repente passou a ter um problema, que só desenvolveu quando soube que íamos cortar o crédito fiscal aos carros elétricos", acusou o presidente.
Trump falou também das eleições presidenciais do ano passado, nas quais Musk gastou centenas de milhões de dólares em apoio ao candidato vencedor. "Teria ganho a Pensilvânia mesmo sem Musk", afirmou o presidente americano.
"Tanto faz": a reação de Musk
O magnata, que também tem fama de passar muito tempo nas redes sociais, teve reação pronta às palavras de Trump e pediu ao presidente americano para retirar a "montanha" de medidas desnecessárias e dispendiosas do projeto de lei.
"Tanto faz. Mantenham os cortes nos incentivos aos veículos eléctricos/energia solar, apesar de não serem afetados os subsídios ao petróleo e ao gás (muito injusto!), mas eliminem a MONTANHA de PORCO NOJENTO [medidas feitas à medida de um representante] que consta do projeto de lei", escreveu Musk no X.
Whatever.
— Elon Musk (@elonmusk) June 5, 2025
Keep the EV/solar incentive cuts in the bill, even though no oil & gas subsidies are touched (very unfair!!), but ditch the MOUNTAIN of DISGUSTING PORK in the bill.
In the entire history of civilization, there has never been legislation that both big and beautiful.…
O dono da Tesla disse também que Trump mentiu quando disse que Musk conhecia o projeto de lei como poucos. "Falso, este projeto de lei nunca me foi mostrado uma única vez e foi aprovado na calada da noite tão rapidamente que quase ninguém no Congresso o conseguiu ler!".
False, this bill was never shown to me even once and was passed in the dead of night so fast that almost no one in Congress could even read it! https://t.co/V4ztekqd4g
— Elon Musk (@elonmusk) June 5, 2025
O bilionário recuperou ainda uma publicação de Donald Trump datada de 2013, na qual o agora presidente disse o seguinte: "Não acredito que os republicanos estejam a alargar o limite máximo da dívida - sou republicano e estou envergonhado!"
"Palavras sábias", destacou Musk de forma irónica.
Wise words https://t.co/6juH1jEjtc
— Elon Musk (@elonmusk) June 5, 2025