Azedou de vez: Trump está "desapontado" com Musk e diz que não sabe "se vamos continuar a ter uma grande relação"

5 jun, 17:55
Musk Trump

Em resposta, Musk acusou o presidente dos EUA de mentir e recordou uma declaração que Trump realizou em 2013

Parece estar a azedar de forma rápida a relação entre Donald Trump e Elon Musk. Depois de o homem mais rico do mundo ter criticado a "Big Beautiful Bill", um projeto de lei orçamental apoiado por Trump e aprovado na Câmara dos Representantes, o presidente americano diz que está "desapontado" com Musk.

"Estou desapontado. Não sei se vamos continuar a ter uma grande relação", disse esta quinta-feira Trump, que afirmou que Musk não gosta do projeto de lei porque este elimina os créditos fiscais à compra de automóveis elétricos, uma parte das metas ambientais definidas pela administração Biden.

Trump afirmou que Musk "conhecia o projeto de lei melhor do que qualquer pessoa aqui sentada". 

"Ele não tinha qualquer problema com a lei. De repente passou a ter um problema, que só desenvolveu quando soube que íamos cortar o crédito fiscal aos carros elétricos", acusou o presidente.

Trump falou também das eleições presidenciais do ano passado, nas quais Musk gastou centenas de milhões de dólares em apoio ao candidato vencedor. "Teria ganho a Pensilvânia mesmo sem Musk", afirmou o presidente americano.

"Tanto faz": a reação de Musk

O magnata, que também tem fama de passar muito tempo nas redes sociais, teve reação pronta às palavras de Trump e pediu ao presidente americano para retirar a "montanha" de medidas desnecessárias e dispendiosas do projeto de lei.

"Tanto faz. Mantenham os cortes nos incentivos aos veículos eléctricos/energia solar, apesar de não serem afetados os subsídios ao petróleo e ao gás (muito injusto!), mas eliminem a MONTANHA de PORCO NOJENTO [medidas feitas à medida de um representante] que consta do projeto de lei", escreveu Musk no X.

O dono da Tesla disse também que Trump mentiu quando disse que Musk conhecia o projeto de lei como poucos. "Falso, este projeto de lei nunca me foi mostrado uma única vez e foi aprovado na calada da noite tão rapidamente que quase ninguém no Congresso o conseguiu ler!".

O bilionário recuperou ainda uma publicação de Donald Trump datada de 2013, na qual o agora presidente disse o seguinte: "Não acredito que os republicanos estejam a alargar o limite máximo da dívida - sou republicano e estou envergonhado!"

"Palavras sábias", destacou Musk de forma irónica.

E.U.A.

Mais E.U.A.
IOL Footer MIN