Covid-19: dezembro bate recorde com mais testes feitos desde o início da pandemia

19 dez 2021, 10:26
Teste à covid-19

Última vez que marco tinha sido alcançado foi em julho deste ano, com 2.031.649 testes efetuados durante todo o mês

Dezembro já é o mês com mais testes feitos à covid-19 realizados desde o início da pandemia. Estes dados, revelados este domingo pelo Instituto de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), surgem após na passada sexta-feira se ter alcançado o marco da maior testagem diária: 227 mil testes à covid-19. 

Entre o dia 1 e 17 deste mês, foram feitos em Portugal 2.264.893 testes de diagnóstico, cerca de 760 mil PCR e mais de 1,5 milhões testes rápidos de antigénio de uso profissional. Estes dados excluem, por isso, os autotestes. 

A última vez que este marco tinha sido alcançado foi em julho deste ano, com 2.031.649 testes efetuados durante todo o mês.

O documento enviado pelo INSA dá conta que o país registou números de testagem diária superiores a 100 mil testes em 13 dos 17 dias já contabilizados, sendo o dia 17 de dezembro aquele em que, até à data, mais testes foram realizados. O dia anterior a esse de maior testagem tinha sido 10 de dezembro (197.718).

O aumento poderá ser justificado pelo aumento dos pontos de testagem em todo o País, assim como as medidas decorrentes da última resolução do Conselho de Ministros, da qual resultou a obrigatoriedade de apresentação de teste negativo à covid-19 no acesso a determinados locais e serviços. 

Lembre-se que os testes nos laboratórios e farmácias aderentes voltaram a ser gratuitos desde 19 de novembro, medida que abrange toda a população (quatro testes gratuitos para cada utente, por mês) e tem como objetivo controlar e monitorizar a evolução epidemiológica da SARS-CoV-2.

Este sábado, o INSA também avançou que tinha sido batido o recorde semanal com quase um milhão de testes feitos, como a CNN Portugal noticiou. Este sábado, houve mais 12 óbitos e 5062 infetados por coronavírus a registar.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Mais Lidas

Patrocinados