Nobel da Paz russo lança repto para "salvar o planeta". E anuncia gesto político: Novaya Gazeta terá edição em russo e em ucraniano

24 fev 2022, 15:32
Dmitry Muratov, Nobel da Paz (Fonte: AP Images)

Dmitry Muratov culpa diretamente Vladimir Putin pelo conflito. E questiona: “Qual será o próximo passo? Uma salva nuclear?”

Num raro ato de dissidência pública na Rússia contra a guerra e Vladimir Putin, Dmitry Muratov, jornalista que recebeu o Nobel da Paz em 2021, anunciou que a próxima edição do jornal russo Novaya Gazeta, que chega às bancas esta a sexta-feira, será publicada em duas línguas: russo e ucraniano.

Muratov é um dos editores da publicação russa e justifica a decisão: “Nunca veremos a Ucrânia como um inimigo ou o ucraniano como o idioma do inimigo”.

O Nobel da Paz culpabiliza diretamente Vladimir Putin pela consumação do escalar de tensão na Ucrânia, garantindo que todos os editores do Novaya Gazeta estão “envergonhados” e de “luto” com o início das hostilidades bélicas.

“Qual será o próximo passo [de Putin]? Uma salva nuclear?”, questiona no vídeo partilhado no Twitter.

“Somente um movimento antiguerra russo, poderá salvar o planeta”, crê Dmitry Muratov.

Recorde-se que, em 2021, dois jornalistas, a filipina Maria Ressa e o russo Dmitry Muratov receberam o Prémio Nobel da Paz, pelos seus esforços para salvaguardarem a liberdade de expressão, "uma pré-condição para a democracia e paz duradoura", como salientou o Comité Nobel Norueguês na altura. 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados