Piloto Nikita Mazepin e o pai sancionados pela União Europeia

9 mar 2022, 11:55
Nikita Mazepin (Foto: F1)

Russos foram afastados recentemente da Haas. Roman Abramovich não está na lista

A União Europeia acrescentou mais nomes à lista de nomes russos alvos de sanções por parte do organismo europeu, na sequência de ações que prejudicam ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

O piloto Nikita Mazepin, que foi afastado recentemente da Haas, surge na lista, assim como o pai, Dmitry Mazepin, acionista da Uralkali, que era o patrocinador principal da equipa norte-americana de Fórmula 1.

No relatório, a União Europeia detalha que Dmitry Mazepin reuniu-se a 24 de fevereiro - dia em que começou a invasão - com Vladimir Putin, a par de outros 36 empresários russos, para discutir o impacto da invasão à Ucrânia e das sanções ocidentais.

«É um dos principais empresários envolvidos em setores económicos que são uma importante fonte de receita para o Governo da Rússia, que é responsável pela anexação da Crimeia e a desestabilização da Ucrânia», pode ler-se.

Nikita Mazepin entra igualmente na lista por estar, de acordo com a União Europeia, envolvido nos negócios do pai.

Roman Abramovich, empresário que abandonou o Chelsea, não está no rol de personalidades sancionadas pelo organismo europeu.

Esta quarta-feira, Nikita Mazepin falou pela primeira vez à comunicação social após a saída da Haas e anunciou, através das redes sociais, a criação de uma fundação para apoiar atletas visados por sanções.

A União Europeia sancionou ainda um antigo campeão olímpico. Alexandr Karelin venceu três medalhas de ouro (1988, 1992 e 1996) e uma medalha de prata (2000) em Jogos Olímpicos.

Alexandr Karelin é atualmente senador e entra na lista por ter «ratificado as decisões do governo» sobre a cooperação com as regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, reconhecidas pela Rússia a 21 de fevereiro.

Relacionados

Patrocinados