Depois de um relatório que mostrou a queda da participação em parques nacionais, a Disney anunciou uma série de projetos futuros de parques temáticos e cruzeiros que serão construídos nos próximos anos, incluindo um cenários de vilões, um carrossel inspirado no filme “Encanto”, a possibilidade de voar como o Homem de Ferro e um novo nível de tecnologia áudio-animatrónica que dará vida a Walt Disney.
Os fãs da convenção semestral D23 da Disney aguardavam ansiosamente, há anos, os pormenores destes novos projetos, criticando anúncios anteriores por não apresentarem mais do que conceitos vagos. Desta vez, porém, cerca de 12 mil fãs estiveram presentes na enérgica apresentação no Honda Center, em Anaheim, Califórnia, onde ficaram a saber como a Disney está a pensar investir cerca de 54 mil milhões de euros em parques temáticos e cruzeiros durante a próxima década.
Numa entrevista à CNN, o presidente da Walt Disney Parques e Resorts, Josh D’Amaro, explicou a ideia do grupo com este investimento: “O que estamos a fazer, de uma forma mais agressiva do que alguma vez fizemos, é tirar vantagem da tecnologia, não por causa da tecnologia, mas para criar algo experiências mágicas, quase alucinantes.”
Eis os projetos recém-anunciados:
O que está a ser preparado para o Walt Disney World na Flórida?
A maior expansão de sempre no parque Magic Kingdom vai ser construída por trás da atual atração ‘Big Thunder Mountain Railroad’ e vai incluir um cenário para vilões, bem como um cenário para o filme ‘Carros’ da Pixar.
A arte de conceito apresentada no Honda Center para a área temática de vilões retrata um cenário sinistro, onde a Disney promete criar duas grandes atrações. O anúncio de ‘Carros’, apresentado com uma versão ao vivo da música ‘Life is a Highway’ de Shaboozey, mostrou um cenário que não será uma réplica da ‘Cars Land’ na Califórnia, mas sim uma aventura ‘off-road’, com uma viagem emocionante e familiar. Esta área vai começar a ser construída em 2025.
O Magic Kingdom terá também um novo desfile noturno chamado ‘Disney Starlight’ no verão de 2025.
Também dentro do Walt Disney World Resort, na Flórida, o parque Disney’s Hollywood Studios terá um novo cenário ‘Monstropolis’, inspirado no filme Monstros e Companhia. Billy Crystal, que deu voz à personagem Mike Wazowski, subiu ao palco na convenção D23 para anunciar este projeto, que prevê a construção da primeira montanha-russa suspensa num parque da Disney, onde os visitantes vão poder passar pelo cofre das portas da fábrica Monstros e Companhia.
Tanto na Flórida, como na Califórnia, a atração Millennium Falcon Smuggler’s Run, localizada na Star Wars Galaxy’s Edge, vai ter um novo enredo inspirado no ‘The Mandalorian&Grogu’.
A área ‘Tropical America’, no parque Disney’s Animal Kingdom, na Flórida, cuja construção já tinha sido anunciada, foi agora confirmada para 2027. O projeto inclui a primeira atração inspirada no filme ‘Encanto’ e terá lugar dentro da mágica ‘Casita’, onde vive a família Madrigal do filme. Os visitantes vão poder viver o dia em que a personagem António recebe o seu presente mágico, acompanhando-o enquanto abre a porta para revelar uma paisagem exuberante, repleta de animais com os quais pode conversar.
Naquela mesma área, está prevista ainda a construção da atração ‘Indiana Jones’ dentro do antigo edifício Dinosaur Ride, que não será uma réplica dos atuais ‘Indiana Jones’ na Disneyland na Califórnia ou no Tokyo DisneySea. Em vez disso, os visitantes vão poder viver uma aventura onde Indiana Jones descobre um templo Maia.
O ator vencedor de um Óscar, Ke Huy Quan, que apareceu em criança no filme ‘Indiana Jones e o Templo da Perdição’, esteve no local para apresentar a nova atração. “Isto parece ótimo. Mas será que vão aparecer cobras?”, questionou.
A Disney prevê ainda construir uma cidade central na Tropical America, chamada Pueblo Esperanza, com uma arquitetura de estilo espanhola e uma atração com personagens esculpidas em madeira.
O Animal Kingdom, na Flórida, terá também um espetáculo ‘Zootopia’, que já tinha sido anunciado, no seu teatro debaixo da Árvore da Vida, e cuja construção deverá começar no final de 2025 ou início do ano 2026.
No Epcot, parque temático na Flórida, a renovada Test Track será inaugurada em 2025. O parque vai ainda receber um novo lounge ‘Spaceship Earth’ com vista para o Dreamer’s Point, onde se encontra uma estátua de Walt Disney.
Questionado sobre se o resort da Flórida vai ter um quinto parque temático nos próximos anos para competir com a inauguração do parque Epic Universe da Universal, em 2025, D’Amaro respondeu à CNN que a Disney está “sempre a pensar no próximo passo”. “Para já, temos razões para celebrar e falar sobre o que vamos partilhar com os nossos fãs do D23, creio que vão achar impressionante, é apenas nisso que estarão a pensar.”
O que está a ser preparado para o Disneyland Resort na Califórnia
O parque original, a Disneyland, vai celebrar o seu 70.º aniversário em 2025. Para assinalar a ocasião, a empresa vai criar a primeira versão audio-animatrónica de Walt Disney, com um nível de complexidade de tecnologia inédito num Parque Disney.
Será apresentado num palco, enquanto os convidados do teatro poderão vê-lo sentado no seu escritório, a contar histórias sobre como foi o seu tempo à frente da empresa. Este será um espetáculo em rotação com os atuais ‘Grandes Momentos com o Sr. Lincoln’ na Main Street Opera House.
“Para mim, é uma coisa emocional. É uma coisa importante para quem nos visita, porque, por um lado, mostra o nosso legado, por outro mostra a tecnologia e inovação inacreditáveis que temos nos corredores da [Walt Disney] Imagineering”, sublinhou D’Amaro, acrescentando que o projeto está a ser desenvolvido com o aval da família Disney.
A antiga Splash Mountain da Disneyland transformou-se agora na Aventura Tiana’s Bayou, que será inaugurada a 15 de novembro - uma atração que também foi renovada e inaugurada no início deste verão na Disney World na Flórida.
Do outro lado da esplanada do Parque Disney California Adventure, o Avenger’s Campus vai mais do que duplicar de tamanho, com o início das obras previsto para 2o25.
A primeira grande atração que será acrescentada a esta área será uma viagem emocionante chamada ‘Avengers Infinity Defense’, onde os visitantes vão descobrir que uma tecnologia de portal desapareceu, fazendo com que o Rei Thanos causasse estragos em vários mundos. Os visitantes vão lutar ao lado dos Vingadores na defesa da cidade de Nova Iorque, bem como em batalhas em Asgard, de Thor, e Wakanda, do Pantera Negra.
A segunda grande atração nesta área expandida será designada ‘Stark Flight Lab’, onde os visitantes vão poder fazer um voo de teste como o do Homem de Ferro, numa carruagem para duas pessoas, suspensa por um braço robótico que a faz voar. Estão previstos diferentes voos de teste para experimentar e o passeio não vai envolver efeitos de realidade virtual. O braço robótico vai transportar o veículo de passageiros.
O Disney California Adventure vai receber ainda uma nova atração inspirada no filme ‘Coco’, da Pixar, uma aventura para toda a família, que será lançada em 2026. Os visitantes vão poder acompanhar a viagem de Miguel pela terra dos mortos, viajando por cenários coloridos onde vão poder observar animatrónicos das personagens do filme.
A Disney prevê ainda lançar um novo cenário ‘Avatar’ no California Adventure, inspirado no filme ‘Avatar: The Way of Water’ e futuros filmes Avatar. O projeto inclui uma nova atração diferente da que está atualmente em Pandora, na Flórida.
Os fãs da Disney que estavam presentes na convenção pareciam mais entusiasmados com as atrações que aparentavam arte conceptual detalhada e datas de início mais próximas. Segundo Tom Bricker, autor do Disney Tourist Blog, estes detalhes e planos surpresa vão aliviar o ceticismo recente entre os visitantes mais fiéis dos parques, mas alguns também podem adiar as visitas.
“Estes projetos não vão fazer qualquer diferença na adesão no curto prazo”, antecipou Bricker à CNN.
Tal como foi anteriormente anunciado, o Disneyland Resort vai expandir a sua capacidade de construir atrações nos seus parques existentes, num investimento de cerca de 1,7 mil milhões de euros em 10 anos.
Em declarações à CNN, Victoria Wade, participante do D23 e criadora de conteúdos, afirma que a Disney mostrou que está “a ouvir o feedback” dos fãs. “Mostrou que nos ouviram e que querem que os parques cresçam e tenham sucesso tanto quanto nós desejamos”, acrescentou.
Após a apresentação da Disney, Victoria Wade resumiu o evento com a seguinte frase: “Estamos de volta.”
O que está previsto para a rede de cruzeiros Disney
A rede de cruzeiros Disney conta atualmente com cinco cruzeiros, estando a ser construídos agora mais quatro. A empresa anunciou na convenção D23 que vai aumentar a frota com mais quatro navios até 2031, quase triplicando assim o número atual de cruzeiros.
“A procura é tão elevada face à nossa frota relativamente pequena de hoje, que temos uma enorme confiança na nossa capacidade de investir e proporcionar experiências incríveis – e esta última parte é importante – em todo o mundo”, disse D’Amaro. As rotas específicas para as viagens dos cruzeiros ainda não foram anunciadas.
O novo navio Disney Destiny terá um musical Hércules a bordo.
Robert Niles, fundador e editor da Theme Park Insider, disse que a maior surpresa do evento foi precisamente a expansão da rede de cruzeiros da Disney. “É uma grande reviravolta em relação há apenas quatro anos, quando as pessoas previam a morte da indústria por causa da pandemia”, assinalou.
O que está previsto para os parques internacionais da Disney
Os parques Disney de Xangai e Hong Kong vão receber novas atrações da Marvel. A Disneyland de Xangai vai ter uma viagem emocionante inspirada no Homem-Aranha, que será a primeira atração da Marvel naquele parque. Em Hong Kong, está prevista também uma outra grande atração da Marvel inspirada no Homem-Aranha e num dos seus inimigos, que serão adicionadas à área ‘Stark Expo’, do Tomorrowland.
Em Paris, vai ser construída no parque Disney Adventure World a primeira atração inspirada no filme ‘O Rei Leão’. Ali, os visitantes vão poder acompanhar Simba desde a cria até ao rei.
Está previsto ainda o lançamento de um espetáculo noturno no lago que está a ser construído no mesmo parque, chamado ‘Adventure Bay’.
O parque original da Disneyland Paris, juntamente com a Disneyland de Tóquio, também vão contar com novos espetáculos noturnos. O espetáculo de Paris vai começar em janeiro, com projeções no castelo e, pela primeira vez, na Main Street. O espetáculo de Tóquio, chamado ‘Reach for the Stars’, terá início a 20 de setembro.
O que está previsto para os Epic Games
A Disney já tinha anunciado um investimento de capital de 1,2 mil milhões de euros na Epic Games. Na convenção D23, a empresa anunciou o lançamento de novos jogadores no jogo Fortnite.
As novas personagens incluem personagens da Disney, Star Wars e Os Incríveis, da Pixar.
“Isto é o que a Disney precisava esta noite – uma grande e emocionante vitória com os seus maiores fãs. O próximo passo é ampliar este entusiasmo para atrair fãs casuais e visitantes ocasionais. Esse é o próximo desafio da Disney daqui para a frente”, indicou Robert Niles.