Do vestido vermelho para o fato "progressista". Minnie muda de visual pela primeira vez

28 jan, 12:34
Minnie Mouse

Stella McCartney é a estilista criadora da nova peça de vestuário que tem como propósito assinalar o Dia Internacional dos Direitos das Mulheres, que se celebra a 8 de março, e o 30º aniversário da Disneyland Paris

Pela primeira vez na história de quase um século, a Minnie Mouse vai trocar o vestido vermelho às bolinhas brancas por um fato de duas peças e um laço a condizer.

A nova indumentária da personagem de animação é da autoria da estilista Stella McCartney e tem como objetivo celebrar o 30º aniversário da Disneyland Paris.

A designer britânica realça que o novo fato azul às bolinhas pretas tem como objetivo tornar a Minnie num “símbolo de progresso e emancipação para a nova geração” e será usado em “honra do mês da história das mulheres” em março.

“A Minnie sempre esteve num lugar especial no meu coração”, explicou Stella Mccartney através de comunicado. A estilista realça são muitos os valores ideológicos que compartilha com a personagem criada por Walt Disney, lembrando que a cara metade de Mickey Mouse “personifica a felicidade, afirmação pessoal, autenticidade e ainda tem muito estilo”.

"Queria que a Minnie vestisse o seu primeiro fato na Disneyland Paris, portanto, desenhei um visual icónico – fato azul – criado a partir de matérias primas provenientes de fontes responsáveis. (…) Ela vai usá-lo em honra do mês da história das mulheres em março de 2022”, explica Stella McCartney.

No passado recente, os fatos femininos têm vindo a ser cada vez mais ligados aos guarda-roupas das mulheres que se assumem como líderes mundiais. Foi o caso da antiga chanceler alemã Angela Merkel, a ex-secretária de estado norte-americana Hillary Clinton e da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.

No entanto, os internautas já começaram a reagir à notícia e realçam que esta não é a primeira vez que a Minnie despe o vestido vermelho nem que veste um fato. Em 2019, na inauguração da Disney Cruise Line, a personagem animada já tinha surgido com fato de capitão marítimo vermelho e branco.

Stella McCartney vai ainda lançar um t-shirt da Minnie “única” como parte da colaboração global da estilista com a The Walt Disney Company, em conjugação com o Dia Internacional dos Direitos das Mulheres, que se celebra a 8 de março.

O resto do grupo animado - Mickey, Pluto, Pato Donald, Margarida e o Pateta - também vão ter direito a novos visuais para o espetáculo que visa celebrar os 30 anos da Disneyland Paris.

Num vídeo promocional, partilhado pelo próprio parque temático no Youtube, podem ver-se as personagens a desfilar com as novas peças, em que os brilhos são o fator comum.

A Minnie Mouse foi criada por Walt Disney, em 1928, e tinha como propósito ser a paixão de Mickey Mousa. Desde a sua primeiro aparição, na curta-metragem Steamboat Willie, que a personagem tem como principais referências visuais o vestido vermelho às bolinhas e o laço que enverga na cabeça.

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