Rio diz que está "picado" para ganhar as legislativas

27 nov 2021, 22:38

Reeleito pela terceira vez, para Rui Rio este foi o fim de um capítulo, um "ponto final parágrafo". Agora é preciso mudar, porque daqui a dois meses o PSD tem "um grande desafio que é ganhar as eleições legislativas"

Rui Rio entrou na sala onde ia discursar no hotel Sheraton, no Porto, sob fortes aplausos e uma multidão eufórica que gritava: "Rio vai em frente tens aqui a tua gente”. Assim o fez, ganhou e dedicou a vitória aos "militantes base" do PSD. 

"Esta eleição antes de ser a nossa vitória é a vitória dos militantes de base do PSD". O agora reeleito presidente do PSD, disse que não podia "deixar escapar a oportunidade" para deixar um recado aos dirigentes distritais e das concelhias.

"Têm de se ligar mais aos militantes, porque é notório que eles [dirigentes distritais e das concelhias] foram na sua esmagadora maioria num dado sentido e o povo, que aqui são os militantes, disseram não, porque perceberam que grande parte desses apoios distritais tinham a ver com os interesses pessoais e não com os interesses do partido."

"Estou picado para ganhar as legislativas"

Reeleito pela terceira vez, para Rui Rio este foi o fim de um capítulo, um "ponto final parágrafo". Agora é preciso mudar, porque daqui a dois meses o PSD tem "um grande desafio que é ganhar as eleições legislativas”. Numa clara mensagem à já morta geringonça, Rio pediu que todos os partidos respeitassem o resultado de 30 de janeiro, garantindo que é o que fará quer ganhe ou perca, mas disparou: "Eu vou ganhar". 

Mostrou-se mais uma vez disponível para "fazer unidade", lembrando que isso só é possível "com quem o quer fazer". Questionado se vai conseguir ter os dirigentes distritais do lado dele nas legislativas, Rio foi imperativo: "só preciso dos militantes e eu esses tenho". 

O advogado e antigo fundador do PSD Miguel Veiga disse que Rui Rio funcionava melhor quando era picado. Esta sexta-feira, em resposta a isso, o presidente reeleito admitiu já estar "picado" para ganhar as legislativas. 

"Eu funciono melhor quando me picam e agora tão perto das eleições legislativas eu, efetivamente, estou picado para as ganhar". 

Grato pelo voto de confiança que lhe foi dado, este homem do Norte disse que encara esta vitória como todas as outras, com alegria, mas sobretudo com sentido de responsabilidade. "O apoio que me dão hoje é uma alegria, amanhã é uma responsabilidade". 

O reeleito líder do PSD endereçou “um cumprimento especial ao doutor Paulo Rangel”, com quem, diz, falou “longamente”.

Análise aos resultados

Rui Rio foi, este sábado, reeleito presidente do PSD com mais de 52% dos votos, enquanto Rangel se manteve com pouco mais de 47%. 

Numa análise dos resultados pelas distritais, Rio ficou à frente em dez, entre elas Porto, Braga e Aveiro (a primeira, segunda e quarta maiores estruturas em termos de militantes) bem como em Viana do Castelo, Bragança, Viseu, Leiria, Santarém, Évora e Faro.

Além destas dez distritais, Rio venceu ainda nas duas Regiões Autónomas, obtendo nos Açores a sua maior vitória percentual, 77%, enquanto na Madeira conseguiu 57% dos votos.

Paulo Rangel venceu nove distritais, além das estruturas da Europa e Fora da Europa: na Área Metropolitana de Lisboa (a terceira maior em termos de militantes, onde conseguiu quase 60%), Setúbal (a sua maior vitória, 63%), Vila Real, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa Área Oeste e Beja.

A taxa de participação nas décimas eleições diretas rondou os 77%.

Relacionados

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados